A Black Friday é um evento de extrema importância para o lojista, seja a sua atuação online ou presencial. Sendo assim, é muito importante que a gestão da empresa faça dessa oportunidade uma ferramenta para os negócios de maneira abrangente.
Black Friday: oportunidade de fidelização do cliente para o lojista
É necessário que a gestão de uma empresa atue considerando fatores estratégicos. Sendo assim, é necessário criar um plano de ação voltado para esses eventos importantes.
Principalmente, porque o lojista deve considerar que a Black Friday é um evento muito próximo do Natal. Neste ano, a previsão para a Black Friday é que ocorra em 26 de novembro, ou seja, há menos de um mês entre o evento e o Natal.
Atraia o público de forma estratégica
Por isso, é importante que o lojista atinja o seu público de maneira que aumente seu fluxo de vendas. Visto que, de forma geral para o comércio, o mês de janeiro é o mês de diminuição do ritmo de vendas.
Porém, como estamos em um período importante de retomada econômica comercial, considerando que o mercado está se recuperando financeiramente de uma crise econômica oriunda de uma pandemia, essa oportunidade é muito mais importante do que já seria em outras situações.
Cupons, indicação, descontos
Sendo assim, faça planos de fidelização do seu cliente. É possível que uma loja gere cupons para descontos progressivos ou programas de fidelidade para a próxima compra, ou ainda, programas de indicação de amigos.
Para definir o seu plano de fidelidade é importante que você conheça o seu público-alvo e analise qual seria o benefício que mais pode ser importante para esse cliente; pesquisas de mercado funcionam bastante para essa vertente.
Desconto de verdade
Além disso, faça propaganda de descontos reais. A Black Friday é um evento importante que anuncia descontos para o seu cliente e, geralmente, o público conhece bem o preço dos produtos dos quais possui interesse.
Por isso, é muito importante que a empresa ofereça um desconto real para o cliente, de maneira que o público não se sinta enganado.
Utilize gatilhos de escassez
Utilize gatilhos de escassez. Uma técnica de vendas antiga e funcional é gerar no cliente a necessidade de adquirir um produto de forma imediata; e não se trata de enganar o cliente, e sim de agilizar o processo de compra com informações reais.
Colocar um cronômetro no site, por exemplo, pode ser importante para essa finalidade. Ou seja, muitas ações podem ser tomadas para que a empresa faça desse evento uma forma de atrair o público organicamente.
Não menos importante, realize a correta gestão do estoque e logística para que não falte produtos durante um período tão importante para os negócios de forma geral.