10 fatos importantes sobre o cérebro humano

O que você sabe sobre o seu cérebro? Bom, há muito o que estudar sobre o órgão que coordena a nossa ‘vida’ e as fontes de conhecimento acerca dele parecem ser inesgotáveis.

Selecionamos 10 fatos curiosos e que não deixam de ser importantes sobre o cérebro humano. Confira!

1. Seu cérebro usa cerca de 20 watts de energia, aproximadamente a mesma quantidade necessária para alimentar uma lâmpada. Entretanto, é energia mais do que suficiente para o cérebro humano inventar lâmpadas, entre outras coisas.

2. Seu cérebro é composto por cerca de 75% de água.

3. Os sinais podem se mover através de seu cérebro a até 431 km / h. Isso rivaliza com rajadas de vento em um tornado. Não admira que seja tão fácil perder a linha de pensamento.

4. Assim como os trens, os sinais cerebrais viajam nos trilhos. Os neurônios recebem dados por caminhos curtos e ramificados chamados dendritos. Os sinais de saída usam axônios longos e filiformes, alguns dos quais com vários metros de comprimento.

5. Seu cérebro provavelmente pesa cerca de 3 libras. Isso é muito, mas não se preocupe com isso: um cérebro de elefante pode chegar a 5 quilos, e um cachalote possui o maior e mais pesado de qualquer animal na Terra, muitas vezes ultrapassando 17 quilos.

6. O cérebro humano é responsável por cerca de 2% do peso corporal de uma pessoa, enquanto os cérebros dos elefantes e cachalotes representam apenas 0,2% de seus corpos maciços. Então, libra por libra, somos mais inteligentes.

7. Mas aqui está um incômodo: a proporção de peso entre o cérebro e o corpo de um rato é de 2% , quase idêntica à dos humanos. A proporção de algumas aves é de 8% , e as formigas podem ter até 15% de cérebro por peso.

8. Em vez de apenas comparar cérebros a corpos, os cientistas também podem usar o quociente de encefalização (EQ) para comparar a massa cerebral de um animal com a massa cerebral típica de espécies relacionadas.

O QE humano de 6,56 é o mais alto conhecido, seguido por vários golfinhos: o golfinho-baleia franca (5,55), o golfinho nariz de garrafa (5,26) e o golfinho de Commerson (4,97). Outros animais com QE alto incluem macacos (3.15), chimpanzés (2.63), gorilas (1.75) e coiotes (1.69).

9. Embora representem apenas 2% do nosso peso corporal, eles usam cerca de 20% do oxigênio de toda a nossa corrente sanguínea.

10. Até 1 litro de sangue flui através de um cérebro humano adulto a cada minuto.

E então, você sabia de todos esses dados? Compartilhe com seus amigos!

Não deixe de ler também – 5 curiosidades sobre a nova variante do coronavírus

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.