Biologia: Entenda a função do sistema imunológico

O sistema imunológico é o mecanismo de defesa natural do corpo. A função desse sistema é prevenir ou reduzir a ocorrência de infecções. Isso é realizado por meio da função coordenada das células imunológicas do corpo.

As células do sistema imunológico, conhecidas como glóbulos brancos , são encontradas na medula óssea , nódulos linfáticos , baço , timo , amígdalas e no fígado dos embriões. Quando microorganismos, como bactérias ou vírus invadem o corpo, mecanismos de defesa não específicos fornecem a primeira linha de defesa.

Essa matéria está super em alta por conta da pandemia do novo coronavírus. Afinal, muito se fala do ataque sistemático do vírus à imunidade. E, portanto, para se prevenir, deve-se além de tudo ficar em dia com a saúde, fortalecendo assim o sistema imunológico.

Sistema imunológico inato

O sistema imunológico inato é uma resposta não específica que inclui impedimentos primários. Esses impedimentos garantem proteção contra numerosos germes e patógenos parasitas ( fungos, nematoides, etc.).

Existem impedimentos físicos (pele e pelos nasais), impedimentos químicos (enzimas encontradas na transpiração e na saliva ) e reações inflamatórias (iniciadas por células do sistema imunológico).

Esses mecanismos particulares são nomeados apropriadamente porque suas respostas não são específicas a nenhum patógeno em particular. Pense nisso como um sistema de alarme de perímetro em uma casa.

Não importa quem aciona os detectores de movimento, o alarme soará. Os glóbulos brancos envolvidos na resposta imune inata incluem macrófagos, células dendríticase granulócitos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos).

Tais células respondem imediatamente a ameaças e também estão envolvidas na ativação de células imunes adaptativas.

Sistema imunológico adaptativo

Nos casos em que os microrganismos passam pelos impedimentos primários, existe um sistema de backup chamado sistema imunológico adaptativo. Este sistema é um mecanismo de defesa específico no qual as células imunológicas respondem a patógenos específicos e também fornecem imunidade protetora. Como a imunidade inata, a imunidade adaptativa inclui dois componentes: uma resposta imune humoral e uma resposta imune mediada por células.

Imunidade Humoral

A resposta imune humoral ou resposta mediada por anticorpos protege contra bactérias e vírus presentes nos fluidos do corpo. Este sistema usa glóbulos brancos chamados células B , que têm a capacidade de reconhecer organismos que não pertencem ao corpo. Em outras palavras, se esta casa não é sua, saia! Os invasores são chamados de antígenos. Os linfócitos de células B produzem anticorpos que reconhecem e se ligam a um antígeno específico para identificá-lo como um invasor que precisa ser eliminado.

Imunidade mediada por células

A resposta imune mediada por células protege contra organismos estranhos que conseguiram infectar as células do corpo. Ele também protege o corpo de si mesmo, controlando as células cancerosas.

Os glóbulos brancos envolvidos na imunidade mediada por células incluem macrófagos , células assassinas naturais (NK) e linfócitos de células T. Ao contrário das células B, as células T estão ativamente envolvidas com o descarte de antígenos. Eles fazem proteínas chamados receptores de células T que os ajudam a reconhecer um antígeno específico.

Existem três classes de células T que desempenham papéis específicos na destruição de antígenos: células T citotóxicas (que terminam diretamente os antígenos), células T auxiliares (que precipitam a produção de anticorpos pelas células B) e células T reguladoras (que suprimem o resposta de células B e outras células T ).

Doenças Imunológicas

Existem sérias consequências quando o sistema imunológico está comprometido. Três distúrbios imunológicos conhecidos são alergias, imunodeficiência combinada grave (células T e B ausentes ou funcionais) e HIV / AIDS (diminuição acentuada do número de células T Helper). Nos casos que envolvem doenças autoimunes, o sistema imunológico ataca os tecidos e células normais do próprio corpo.

Exemplos de doenças autoimunes incluem esclerose múltipla (afeta o sistema nervoso central), artrite reumatoide (afeta articulações e tecidos) e doença grave (afeta a glândula tireoide).

E então, você já tinha estudado sobre o sistema imunológico?

Não deixe de ler também – Shots que aumentam a imunidade são tendências durante a Pandemia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.