ENEM e vestibulares: veja sugestões de filmes para estudar biologia

A disciplina de biologia é cobrada com frequência por questões dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa maneira, é fundamental que você revise os principais tópicos da disciplina com frequência para fixar o conteúdo estudado. E que tal fazer isso vendo filmes?

Para te ajudar a turbinar a sua preparação, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas sugestões de filmes que irão te ajudar a estudar biologia. Vamos conferir!

Procurando Nemo

Procurando Nemo foi lançado no ano de 2003 e traz como protagonista Nemo, um peixe-palhaço.

Após ignorar os conselhos de seu pai, Nemo acaba sendo capturado por um mergulhador. Com isso, o pequeno peixe é colocado em um aquário. Quando o seu pai fica sabendo do ocorrido, ele decide ir atrás do filho com a ajuda de alguns companheiros.

O longa pode ser usado para o estudo de muitas espécies marinhas e também sobre a importância dos recifes de corais.

A Química do Amor

A Química do Amor, uma comédia romântica produzida no ano de 2017, traz a história de uma pesquisadora que analisa o comportamento do cérebro humano quando o indivíduo se encontra em uma relação. 

O filme é interessante para estudantes que querem revisar temas muito relevantes, como o funcionamento do cérebro, o modo de atuação dos neurotransmissores e a fisiologia humana.

Wall-E

Wall-E é uma produção do ano de 2008 que traz como protagonista Wall-E, um robô responsável por limpar a Terra em um futuro utópico.

O filme critica fortemente as atitudes da sociedade atual ao colocar todos os humanos como habitantes de uma grande nave após estragarem totalmente o planeta Terra, tornando-o inviável para a vida.

Ilha das Flores

Ilha das Flores é um documentário lançado no ano de 1989. A produção retrata o percurso que os alimentos descartados fazem até chegar em um lixão, no qual são reaproveitados.

Você pode usar o documentário para refletir sobre importantes temas, como as consequências do consumismo na sociedade atual.

GATTACA – Experiência Genética

GATTACA – Experiência Genética é um filme que foi produzido no ano de 1997.

Do gênero ficção científica, esse longa explora um futuro distópico no qual a genética determina a posição social das pessoas. GATTACA é ideal para quem quer estudar tópicos de biologia que podem ser abordados pelas principais provas do país, como questões éticas relacionadas à engenharia genética e manipulação genética.

Microcosmos

Microcosmos é um documentário de 1996 que leva os espectadores a um mundo minúsculo e fascinante, explorando a vida dos insetos e outros pequenos animais. Com imagens e detalhes impressionantes, o filme é ideal para quem quer entender o mundo microscópico e os comportamentos surpreendentes desses organismos.

O filme será muito útil para aqueles que desejam se aprofundar no modo de vida dos insetos, nos seus hábitos e nos diferentes tipos de hábitat em que vivem.

O Curandeiro da Selva

O Curandeiro da Selva, produzido no ano de 1992, é um filme que retrata a incrível história de Robert Campbell, um pesquisador enviado para a Amazônia com o objetivo de pesquisar plantas que podem ser usadas como medicamentos. 

O longa aborda temas como a grande biodiversidade da floresta amazônica, a sintetização de substâncias e a extração de madeira na Amazônia. O enredo também aborda a relação estabelecida entre o pesquisar e uma aldeia indígena local.

A Ilha

A Ilha é um filme produzido no ano 2005 que retrata uma sociedade do futuro com uma peculiaridade: nessa comunidade, a clonagem de seres humanos não somente é permitida como também é algo cotidiano. 

O longa é muito útil para os estudantes que querem revisar os principais elementos relacionados aos temas da genética, da biotecnologia, da ética dentro da biologia e da clonagem. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.