Sucessão Ecológica: um resumo de biologia

Descubra tudo sobre o tema

Sucessão Ecológica: um resumo sobre o tópico

O termo “sucessão ecológica” é utilizado em referência aos processos de mudanças de organismos vivos em um determinado meio ambiente.

O tema é abordado com muita frequência por questões de biologia dentro das principais provas do país, como o ENEM e os vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga garantir um bom desempenho nos seus exames, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a sucessão ecológica. Confira!

Sucessão Ecológica: introdução

A sucessão ecológica nada mais é do que o processo ordenado de mudanças e transformações que ocorrem dentro de um determinado ecossistema, afetando os organismos que nele vivem.

Sucessão Ecológica: etapas

O processo de sucessão ecológica pode ser dividido em 3 diferentes etapas. São elas:

  • Comunidade pioneira (ecese)
  • Comunidade intermediária (sere)
  • Comunidade clímax

Vamos descobrir, a seguir, mais informações sobre cada uma dessas etapas.

Sucessão Ecológica: comunidade pioneira

A comunidade pioneira é caracterizada pela instalação das primeiras formas de vida dentro de um ecossistema, as quais são denominadas de “espécies pioneiras”, justamente por serem as primeiras espécies.

As espécies pioneiras são responsáveis por modificar o ambiente em que vivem a partir daquele momento, criando condições para que outras espécies também se instalem no local. Dentre as espécies pioneiras mais frequentes, podemos destacar os liquens e as gramíneas.

Devemos destacar que a comunidade pioneira pode acontecer em um ecossistema nunca antes habitado. Dentre exemplos possíveis, podemos citar rochas e dunas.

Ainda, ela pode ocorrer também em ambientes que eram habitados por organismos, mas que não são mais, como um campo de cultivo abandonado, por exemplo.

Sucessão Ecológica: comunidade intermediária

A comunidade intermediária, por sua vez, caracteriza uma fase de transição dentro do processo de sucessão ecológica. Essa etapa é marca pela gradual substituição das espécies que vivem naquele ecossistema.

Assim, podemos dizer também que as mudanças são acompanhados pelo estabelecimento de diversas espécies de animais e de outros organismos.

Sucessão Ecológica: comunidade clímax

Por fim, a comunidade clímax é aquela que atinge um estado de estabilidade, o qual é compatível com as condições de vida da região em que aquele ecossistema se encontra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.