Biologia: Como o cérebro funciona durante o sono

O sono é um estado de diminuição da capacidade de resposta a estímulos e redução da atividade que pode ser facilmente revertido.

Embora estejamos inconscientes durante essa atividade, trata-se de um meio importante para o nosso corpo se recuperar, conservar energia e formar memórias.

Seu cérebro enquanto você dorme

Várias partes do cérebro estão envolvidas no sono e na vigília. Essas áreas incluem o tálamo , hipotálamo, prosencéfalo basal, glândula pineal e porções do tronco cerebral.

Quando uma pessoa dorme é determinado pela interação do ritmo circadiano de seu corpo e a homeostase do sono. O ritmo circadiano atua como o relógio interno do corpo e é controlado por células osciladoras circadianas no núcleo supraquiasmático do hipotálamo.

Corresponde aproximadamente a um ciclo de 24 horas, embora seja afetado pela luz externa e pela temperatura.

A homeostase do sono, ou impulso do sono, determina a duração da vigília e a intensidade do sono quando ocorre.

Embora o mecanismo exato de controle desse impulso seja mal compreendido, acredita-se que esteja relacionado à liberação dos neurotransmissores GABA e adenosina do prosencéfalo basal e de outras áreas adjacentes.

Embora o tálamo, o prosencéfalo basal e o tronco cerebral promovam a vigília por meio da liberação de hormônios estimulantes , o hipotálamo em particular conduz o estado de vigília com hormônios como glutamato, histamina e orexina.

Entretanto, à medida que o tempo para o sono se aproxima com base no ritmo circadiano e no impulso do sono, esses sinais hipotalâmicos diminuem para permitir o início do sono.

O sistema autônomo central e a glândula pineal também são influenciados pelo impulso do sono para afetar apropriadamente os sistemas nervosos simpático e parassimpático para as mudanças nas funções corporais vistas durante os estágios do sono.

Quantidade saudável de sono

A quantidade de sono necessária por dia varia de acordo com a idade da pessoa e varia de até 18 horas para bebês, 9 a 10 horas para crianças em idade escolar e de 7 a 9 horas para adultos.

Embora o sono tenha uma importância drástica para a nossa saúde e bem-estar, a maioria das pessoas não recebe os requisitos recomendados por noite.

Um estudo do CDC de 2016 descobriu que mais de 33% dos americanos adultos dormiam menos de 7 horas por noite.

A falta de sono tem sido associada a maiores riscos de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardíacas , derrames e doenças mentais.

Como melhorar seu sono

Para melhorar seus hábitos de sono, você pode seguir as dicas recomendadas pelos especialistas.

Primeiro, siga uma programação regular para a hora de dormir diária. Esta etapa ajudará a definir o ritmo circadiano do seu corpo e a tornar mais fácil adormecer em horários regulares.

Em segundo lugar, evite atividades estimulantes perto da hora de dormir, incluindo aquelas com luzes e sons fortes ou com exposição a telas. Da mesma forma, evitar o consumo de bebidas com cafeína ou alcoólicas perto da hora de dormir é geralmente recomendado, pois aumentam os hormônios que estimulam o corpo.

Finalmente, faça exercícios de 20 a 30 minutos por dia, mas não menos do que algumas horas antes de dormir, para promover padrões saudáveis ??de ritmo circadiano.

E então, o que achou do artigo? Compartilhe com quem precisa saber disso.

Não deixe de ler também – 6 maneiras de driblar o sono durante os estudos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.