Enem 2021: Inep abre nesta segunda (17) o período para pedidos de isenção de taxa de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre nesta segunda-feira, dia 17 de maio, o período para a solicitação de isenção de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. De acordo com edital, os interessados têm até o dia 28 de maio pedir a isenção da taxa.

O mesmo período é válido para que os estudantes justifiquem a ausência no Enem 2020, se for o caso. O pedido de isenção e a justificativa devem ser feitos por meio do site oficial do Enem, por meio da Página do Participante

Critérios para a isenção da taxa de inscrição

Ainda de acordo com o edital, podem solicitar a isenção da taxa:

  • Os estudantes que estão cursando a 3ª série do ensino médio em escolas da rede pública;
  • Os estudantes que tenham feito o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo a renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capta (Lei nº 12.799/2013);
  • Inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

O edital esclarece que os estudantes deverão comprovar tais condições, de modo que é necessária a comprovação de renda. Além disso, o Inep poderá consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar os dados do participante.

Apesar de liberar o edital com as informações para a solicitação de isenção da taxa, o Inep ainda não informou o valor da taxa de inscrição do Enem 2021. A taxa da edição anterior do exame era de R$ 85.

O Inep deve liberar um resultado preliminar no dia 9 de junho. Os candidatos poderão entrar com recurso contra o resultado entre os dias 14 e 18 de junho. A publicação do resultado final está prevista para o dia 25 de junho, após a análise dos recursos.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Inep informa datas do Censo Escolar da Educação Básica 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.