Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, o Sistema Financeiro Nacional se transforma para acompanhar as inovações do mercado.
O BCB destaca que as inovações no SFN ajudarão a delinear o futuro da cidadania financeira no Brasil. Por isso, o Banco Central do Brasil investe cada vez mais em melhorias dentro do sistema financeiro através de novos projetos e sistemas operacionais.
BCB destaca transformações relevantes no Sistema Financeiro Nacional (SFN)
Dessa forma, o BCB destaca por meio de fontes oficiais, que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está em intensa transformação. Nesse cenário de digitalização, o BCB destaca as recentes inovações no SFN que já impactam e que continuarão transformando progressivamente a vida financeira dos cidadãos brasileiros.
Visto que essa preocupação com a saúde financeira do cidadão é um dos valores destacados pela instituição em projetos inovadores, como o Open Banking e o Pix.
Novos tipos de instituições
O Banco Central do Brasil ressalta que novos tipos de instituições oferecem novas maneiras de o cidadão se relacionar com o SFN, as inovações no ambiente regulatório e de pagamentos, e os respectivos impactos para o cidadão.
Dessa forma, por meio das análises e evidências apresentadas, este relatório busca contribuir para a construção de políticas públicas que tenham como objetivo a democratização financeira e o alcance do exercício pleno da cidadania financeira no país, ressalta o Banco Central do Brasil. Conforme informações oficiais do Banco Central, nos últimos anos, as mudanças na cidadania financeira puderam ser percebidas em diversas áreas.
Avanço dos indicadores da cidadania financeira
O BCB avalia o avanço dos indicadores da cidadania financeira entre 2018 e 2020, e destaca a inclusão financeira digital e os impactos da pandemia da Covid-19 na forma como a população brasileira se relaciona com o sistema financeiro.
Essa análise pode ser consultada pelo cidadão de forma total através do Relatório de Cidadania Financeira 2021; um documento disponibilizado pelo Banco Central do Brasil em seu site oficial.
O cidadão e o relacionamento com as instituições financeiras
De forma sucinta, dentre outros aspectos, o percentual de adultos com relacionamento com instituições financeiras, assim como verificado na edição anterior do Relatório do BCB, continuou acima dos 85% durante esse período, chegando a 96% em 2020.
Sendo assim, esse alto percentual é decorrente, em parte, da inclusão de todas as contas não encerradas, até mesmo daquelas que possuem saldos muito baixos ou que não registraram saques, depósitos e transferências por períodos longos, aponta o BCB no documento oficial da instituição.