Bancos de todo o Brasil fecharão no feriado de amanhã (21)

Bancos de todo o Brasil fecharão no feriado de amanhã (21)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que, nesta quinta-feira (21), não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país. Deste modo, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento como internet e mobile banking.

Para as contas como a de consumo como água, energia e telefone, por exemplo, que vencerem no dia 21 de abril, poderão ser pagas no dia 22, essas contas não terão acréscimo de juros. Após a sexta-feira (22), os Bancos retornarão com atendimento normal aos clientes em suas agências físicas.

Com o novo feriado, está marcado os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no feriado de amanhã (21), a PRF estará atenta às rodovias federais da região metropolitana da cidade e nas divisas do estado.

Serviços pelo aplicativo

Os clientes dos bancos podem ter acesso direto a serviços digitais oferecidos pelo governo por meio dos aplicativos dos bancos. Estes serviços são encontrados na plataforma gov.br. Além da União e do Distrito Federal, já são 11 estados e 74 municípios integrados à plataforma gov.br.

Nos dias atuais, mais de 90 milhões de pessoas têm acesso ao cadastro no gov.br. Entre os principais serviços oferecidos pelo portal estão o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Carteira de Trabalho Digital, Sacar Abono Salarial e Solicitar Seguro-Desemprego.

Para os estados e municípios que aderiram ao gov.br, o usuário pode ter o acesso ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), arrecadado pelos estados, ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de limpeza e de iluminação pública, administrados pelos municípios que já tenham aderido ao gov.br.

Bancos e Instituições Cooperativas que têm acesso

Atualmente tem acesso aos serviços por meio dos aplicativos os bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e BRB oferecem. Além disso, a Caixa Econômica Federal estuda a adesão à plataforma. Nesta semana, o Sicoob, uma instituição cooperativa, também passou a oferecer o acesso à plataforma.

De acordo com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, cerca de 5 milhões de clientes podem entrar na plataforma gov.br com as mesmas credenciais de acesso utilizadas no aplicativo da instituição cooperativa. A secretaria ainda informa que o acesso por meio do aplicativo é seguro e, com a integração. Deste modo, o governo federal tem acesso apenas ao nome completo, CPF, telefone e e-mail do usuário.

Como acessar os serviços

Ao realizar o acesso a sites ou aplicativos governamentais que permitam a autenticação por meio da opção gov.br, o cidadão será direcionado a uma tela que apresentará o item ‘Bancos Credenciados’. Ao acioná-lo e selecionar o Sicoob, por exemplo, entre as instituições, será direcionado para o ambiente do sistema cooperativo, onde informará suas credenciais de acesso e receberá uma mensagem no aplicativo.

Nessa aba de serviço do bancos, você será convidado a aprovar o compartilhamento dos dados pessoais, bem como orientado sobre a forma como pode revogar essa decisão. Ao final dessa etapa, o cooperado será direcionado ao serviço que acessou originalmente já de forma identificada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?