Bancos e Financeiras: confira quais são as reclamações mais frequentes feitas pelos clientes
Você sabe quais são as principais reclamações feitas pelos clientes sobre bancos e financeiras? Confira as principais reclamações ordenadas por assunto!
Bancos e financeiras: reclamações Frequentes ordenadas por assunto
O Banco divulgou o ranking de reclamações das instituições financeiras e bancos. Mas você sabe quais são as principais reclamações feitas pelos clientes? Confira as informações oficiais conforme ranking do BC, trouxemos 35 primeiras posições.
Reclamações reguladas procedentes – confiras mais frequentes
Posição – Motivo da reclamação – Quantidade
1º Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada 4.223
2º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito 2.338
3º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito 2.260
4º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking 2.197
5º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito 1.826
6º Oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada 643
7º Pix – iniciação 631
8º Oferta ou prestação de informação sobre o cartão de crédito de forma inadequada 575
9º Concessão de crédito consignado sem a formalização do título adequado 534
10º Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB 489
11º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de débito 439
12º Oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada, exceto as relacionadas a cartão de crédito, conta e serviços acessórios, credenciadora de cartão e operação de crédito 403
13º Abertura de conta de depósito com documentação falsa 388
14º Irregularidades no processo de encerramento de conta de depósitos à vista 364
15º Débito em conta não autorizado pelo cliente, ou não cumprimento das regras aplicáveis 357
16º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documentos relativos a operação de crédito, exceto para liquidação antecipada e descritivo do crédito. 346
17º Ausência de título adequado relativo a cartão de crédito 333
18º Oferta ou prestação de informação sobre operação de crédito de forma inadequada, exceto crédito consignado 331
19º Pix – liquidação 313
As reclamações com menores índices
20º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito 296
21º Cobrança irregular de tarifa relacionada a conta ou serviços acessórios à conta 257
22º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em ATM 242
23º Cancelamento de contrato a pedido do cliente não atendido 236
24º Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais 217
25º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de outros documentos, exceto os relativos a cartão de crédito, conta e operação de crédito 182
26º Ausência de título adequado relativo a cartão de crédito consignado 157
27º Concessão de crédito consignado mediante a formalização de título adequado com base em documentação falsa 152
Cobrança irregular de tarifa relacionada ao cartão de crédito 152
29º Abertura de conta de pagamento sem documentação necessária ou com documentação falsa 140
30º Abertura de conta de depósito sem documentação necessária 134
31º Restrição à realização de portabilidade de operações de financiamento imobiliário relativas a pessoas naturais 128
32º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações relativas a operação de crédito contratada (DDC) 126
33º Prestação de serviço de forma irregular em conta-salário 123
34º Recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento convencionais 120
35º Pix – chaves 115.