Banco Central SUSPENDE serviço de pagamentos do WhatsApp no Brasil

O Brasil foi o primeiro país a testar a nova ferramenta, por escolha do Facebook, dono do WhatsApp

Na última terça-feira (23), o Banco Central decidiu suspender o novo serviço do WhatsApp, que permite pagamentos e transferências de dinheiro. Ainda, foi determinado que as operadoras Visa e Mastercard suspendam as atividades da ferramenta lançada pelo aplicativo.

Em nota, o Banco Central informou que deseja fazer uma análise dos riscos da nova tecnologia, que está sendo liberada aos poucos no país. “A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, informou.

O Brasil foi o primeiro país a testar a nova ferramenta, por escolha do Facebook, dono do WhatsApp.

Salienta, ainda, que o serviço não deveria ter começado a funcionar sem autorização do Banco Central. “O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB [Sistema de Pagamentos Brasileiro] notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”, destacou. O órgão verificará se o novo recurso segue as normas previstas na Lei 12.865, de 2013, que regula os meios de pagamento no país.

Aquele que descumprir a nova determinação, será responsável pelo pagamento de multa e a haverá abertura de processo administrativo contra os responsáveis pela plataforma.

Segundo o Facebook, as instituições financeiras como Banco do Brasil, Sicredi e Nubank são parceiras da iniciativa para a transferência entre pessoas físicas. O pagamento a empresas era realizado em associação com a operadora de cartões de crédito Cielo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.