Banco Central: Relatório de Estabilidade Financeira (REF)
O Banco Central do Brasil (BC) divulgou recentemente o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao primeiro semestre de 2021.
Conforme informações do BC, o Banco Central do Brasil (BC) divulgou recentemente o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao primeiro semestre de 2021.
De acordo com informações oficiais, o REF é uma publicação semestral destinada a apresentar o panorama da evolução recente e as perspectivas para a estabilidade financeira no Brasil.
Banco Central divulga o Relatório de Estabilidade Financeira (REF)
Sendo assim, o BC avalia que não há risco relevante para a estabilidade financeira. Visto que, no primeiro semestre de 2021, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) manteve as provisões elevadas, as perdas esperadas com crédito se reduziram, a capitalização do sistema bancário melhorou, e a liquidez manteve-se confortável, informa o Banco Central.
Recuperação econômica
O REF informa que a recuperação econômica permitiu que as empresas de capital aberto melhorassem a situação econômico-financeira e que as empresas de grande porte voltassem ao mercado de capitais.
Empresas de menor porte, por sua vez, impulsionaram o crédito bancário, mesmo com o arrefecimento dos programas emergenciais de crédito, informa o BC. Sendo assim, a expansão do crédito a pessoas físicas é condizente com os fundamentos econômicos e ocorre em praticamente todas as modalidades.
Redução de risco de crédito materializado
De acordo com o REF, o percentual de ativos problemáticos na carteira de crédito, que representa o risco de crédito materializado, reduziu levemente no primeiro semestre de 2021, devido principalmente ao crescimento da carteira e às repactuações.
A rentabilidade dos bancos retornou ao nível pré-pandemia
Além disso, a rentabilidade dos bancos retornou ao nível pré-pandemia. A principal causa para a recuperação da rentabilidade é o menor volume de despesas com provisões, informa o documento oficial do BC. A inadimplência sob controle e a materialização de perdas aquém do esperado sugerem que não haverá alteração significativa nas despesas com provisões no curto prazo, o que é bastante positivo para a economia que está em recuperação.
Sendo assim, a melhora na base de capital e os resultados dos testes de estresse continuam demonstrando a solidez e a resiliência do sistema bancário. O BC informa que todas as instituições financeiras atendem aos requerimentos mínimos prudenciais e continuariam atendendo mesmo que considerassem apenas o capital principal, de melhor qualidade.
O REF também traz avaliações sobre o sistema financeiro internacional e as infraestruturas do mercado financeiro, bem como, apresenta o resultado da pesquisa de estabilidade financeira.
Temas selecionados pelo BC para esta edição do REF
Além disso, os seguintes temas foram selecionados para esta edição:
- (i) panorama dos programas emergenciais de crédito bancário;
- (ii) endividamento e comprometimento de renda dos tomadores de crédito; (iii) panorama do financiamento imobiliário às pessoas físicas;
- (iv) panorama do financiamento de veículos às pessoas físicas;
- (v) considerações sobre a resiliência operacional das infraestruturas do mercado financeiro;
- (vi) riscos sociais, ambientais e climáticos; (vii) aprimoramento do mercado de câmbio, inovações tecnológicas e novos modelos de negócio e
- (viii) fluxos de investimento em portfólio em economias emergentes e normalização da política monetária dos EUA, conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil.
Para acessar o Relatório de Estabilidade Financeira do 1º semestre de 2021 acesse o site oficial do BC.