Banco Central: órgão regulador mais bem colocado no ranking de Open Finance - Notícias Concursos

Banco Central: órgão regulador mais bem colocado no ranking de Open Finance

O Banco Central do Brasil (BCB) foi eleito o órgão regulador mais bem colocado no ranking de Open Finance. Saiba mais!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a lista elaborada pela Open Future World, que mantém um diretório global sobre iniciativas de Open Data, elegeu a instituição como o órgão regulador mais bem colocado no ranking de Open Finance.

Banco Central do Brasil (BCB): órgão regulador mais bem colocado no ranking de Open Finance

A iniciativa reconhece as organizações internacionais mais interessantes a tratar de finanças abertas. O ranking foi baseado no quantitativo de menções positivas de empresas e instituições em notícias, informa o  Banco Central do Brasil (BCB).

O Banco Central do Brasil (BCB) figurou à frente de reguladores britânicos como Financial Conduct Autority (FCA) e Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês), e na posição de número 21 no ranking geral que engloba as empresas mais interessantes a tratar e desenvolver Open Finance na primeira edição do ranking da Open Future World, que mantém um diretório global sobre iniciativas de Open Data, informa a instituição em sua plataforma oficial.

O ranking foi baseado no quantitativo de menções positivas de empresas

O ranking foi baseado no quantitativo de menções positivas de empresas e instituições em notícias em seu portal especializado no tema ao longo de 2021, reconhecendo as organizações por trás das manchetes e artigos de opinião mais interessantes sobre finanças abertas. 

Conforme define o próprio  Banco Central do Brasil (BCB), ser eleito o órgão regulador mais bem colocado em ranking de Open Finance reforça o pioneirismo da instituição e o coloca como referência internacional nesse tipo de iniciativa.

O Open Finance visa ampliar a concorrência e a eficiência no Sistema Financeiro Nacional, recolocando o consumidor no controle da gestão de seus dados e de seus recursos financeiros, ressalta o  Banco Central do Brasil (BCB).

Melhorias em 2022

Em 2022, o  Banco Central do Brasil (BCB) dará continuidade ao processo de implementação do ecossistema. Atualmente está sendo colocada em prática a iniciação de transação de pagamento por Pix (que integra a fase 3) e de disponibilização de dados abertos sobre produtos e serviços relacionados a seguros, previdência, câmbio, credenciamento e investimentos (primeira etapa da fase 4), informa o próprio  Banco Central do Brasil (BCB).

Assim sendo, ao longo deste ano, o compartilhamento de outros produtos e serviços estão previstos, como: iniciação de transação de pagamentos por meio de TED, de transferência entre contas na mesma instituição, de boletos e com débito em conta; encaminhamento de proposta de crédito; e o compartilhamento de dados transacionais referentes seguros, previdência, câmbio, credenciamento e investimentos.  

Open Future World 

O site de notícias do Open Future World apresentou, no ano passado, mais de 5 mil menções de mais de 1,5 mil organizações em 72 países. As classificações do Open Finance Global Rankings 2021 reconhecem as conquistas da indústria global e a liderança de pensamento, tanto das maiores marcas que definem a agenda quanto de organizações menores que se destacam por meio de uma grande liderança. 

A lista completa de organizações ranqueadas pode ser conferida em openfuture.world/open-finance-rankings-2021, informa o  Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?