As análises feitas pelo Banco Central do Brasil (BCB) tendem a selecionar e dar relevância a produtos mais usados como insumo pela indústria de transformação. Sendo assim, o índice de insumos importados é apresentado em paralelo aos índices de produção da indústria de transformação e do volume importado de bens intermediários.
Banco Central: o índice de insumos importados
Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), durante quase toda a amostra, o índice de insumos importados seguiu de perto as importações de BI.
O nível de produção industrial mantém-se relativamente estagnado
A menos dos períodos de recessão, ambos crescem continuamente, enquanto o nível de produção industrial mantém-se relativamente estagnado, o que pode caracterizar um processo estrutural de longo prazo de aumento da participação de bens importados na economia brasileira.
Os insumos importados cresceram abruptamente
Segundo informa o Banco Central do Brasil (BCB), nos últimos meses, contudo, os insumos importados cresceram abruptamente, descolando-se da série de importações de BI e, ainda mais, da produção industrial. Portanto, sob essa ótica, o descolamento investigado fica ainda mais intenso, explica o Banco Central do Brasil (BCB).
A identificação dos insumos típicos de cada atividade industrial
Conforme explica o Banco Central do Brasil (BCB), a identificação dos insumos típicos de cada atividade industrial permite, adicionalmente, proceder com uma análise setorial.
A produção de veículos automotores
A produção de veículos automotores, um dos setores mais integrados às cadeias globais de produção e sensível ao suprimento de semicondutores, apresenta trajetória próxima à do índice de insumos importados do setor na maior parte da série histórica.
Forte aumento na importação de insumos
No entanto, há recentemente um comportamento, similar ao registrado na série agregada, com forte aumento na importação de insumos, apesar da produção em nível deprimido e das interrupções das operações devido à escassez de componentes eletrônicos, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
O significativo descolamento entre importações de bens e atividade econômica
O Banco Central do Brasil (BCB) analisou o significativo descolamento entre importações de bens e atividade econômica ocorrido em 2021, influenciado por crescimento expressivo das importações de BI. Mesmo em comparação à produção industrial, que demanda insumos importados tipicamente classificados como BI, o descolamento posterior à pandemia foi recorde, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
Informações importantes para a economia de forma ampla
Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e verifique essas análises de forma integral, além de outras informações importantes para a economia de forma ampla, considerando a instabilidade do cenário atual em diversas vertentes.