Banco Central: mecanismos de transmissão da política monetária
Confira quais são os mecanismos de transmissão da política monetária do Banco Central do Brasil (BCB). Saiba mais detalhes!
De acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB), os mecanismos de transmissão da política monetária são os canais por meio dos quais mudanças na taxa Selic afetam o comportamento de outras variáveis econômicas, principalmente preços e produtos.
Banco Central: mecanismos de transmissão da política monetária
Importante destacar que a Selic é o principal instrumento de política monetária à disposição do Banco Central do Brasil (BCB), já que é a taxa básica de juros. Conforme destaca o Banco Central do Brasil (BCB), a política monetária afeta os preços da economia por meio da decisão entre consumo e investimento das famílias e empresas; da taxa de câmbio; do preço dos ativos;do crédito; e das expectativas.
A elevação da Selic
Assim sendo, o canal de transmissão das taxas de juros para as decisões de consumo e investimento é o canal mais conhecido da política monetária, explica o Banco Central do Brasil (BCB) em seu site oficial. Quando a taxa Selic sobe, as taxas de juros reais também tendem a subir, explica o Banco Central do Brasil (BCB).
Diversos fatores contribuem para a redução da inflação
A elevação da taxa real de juros, por sua vez, pode levar à diminuição de investimentos pelas empresas e à diminuição de consumo por parte das famílias – o que, por sua vez, tende a reduzir a demanda por bens e serviços da economia, contribuindo para a redução da inflação. Outro canal importante de transmissão da política monetária é o da taxa de câmbio, principalmente em economias abertas, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).
A desvalorização do Real frente ao Dólar
Quando a taxa de juros sobe, a moeda doméstica tende a se valorizar (o Dólar fica mais barato frente ao Real), diminuindo o nível de preços dos bens comercializáveis internacionalmente quando expressos em moeda nacional, explica o Banco Central do Brasil (BCB).
Dois mecanismos afetam a taxa de câmbio: a diminuição dos preços de bens de consumo importados e a demanda agregada
A taxa de câmbio afeta a inflação por dois mecanismos. O primeiro é a diminuição dos preços de bens de consumo importados e de insumos utilizados na produção de bens.
A demanda agregada
O outro efeito ocorre por meio da demanda agregada. O dólar mais barato desincentiva as exportações e estimula as importações. Com isso, a demanda por bens domésticos cai, reduzindo a pressão sobre o nível de preços. Acompanhe as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) e entenda os diversos fatores que impactam na economia de forma direta e indireta.