Banco Central informa que 74 fintechs de crédito estão autorizadas a operar no país - Notícias Concursos

Banco Central informa que 74 fintechs de crédito estão autorizadas a operar no país

O Banco Central do Brasil informa que 74 fintechs de crédito estão autorizadas a operar no país. Saiba mais detalhes!

As fintechs podem contribuir para a inclusão financeira e o barateamento do crédito, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial.

Banco Central do Brasil informa que 74 fintechs de crédito estão autorizadas a operar no país

Existem dois tipos de fintechs: Sociedades de Crédito Direto (SCD) e Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP). Em pouco mais de três anos e meio, foram autorizadas 64 SCDs e 10 SEPs.

Autorizações ocorrem desde 2018

As fintechs de crédito têm seu funcionamento autorizado e regulamentado pelo Banco Central do Brasil (BCB) desde 2018. De acordo com dados oficiais, desde então, o que se tem visto é um crescimento desse tipo de empresa no país. 

Dados do  Banco Central do Brasil (BCB), fechados este mês de dezembro, revelam que 74 fintechs de crédito – divididas em duas categorias – já estão autorizadas a funcionar no Brasil, o que representa um fortalecimento relevante da oferta para o cliente final no cenário econômico atual.   

Sociedades de Crédito Direto (SCD) 

A maior parte, 64, são enquadradas como Sociedades de Crédito Direto (SCD) – realizam operações de crédito com recursos próprios e estão autorizadas a prestar serviços adicionais a outras instituições financeiras e não financeiras, como análise e cobrança de crédito para terceiros, emissão de moeda eletrônica e de cartão de crédito e revenda de seguros, informa a instituição em divulgação oficial.

Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP)

A segunda categoria – responsável pelas outras dez fintechs de crédito autorizadas pelo BC desde 2018 – são as Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP). 

O  Banco Central do Brasil (BCB) informa que elas possibilitam transações tipo peer-to-peer lending, por meio das quais os recursos recebidos dos credores são direcionados diretamente aos devedores, após negociação em plataforma eletrônica. Na SEP, a exposição de um credor a um mesmo devedor está limitada em R$ 15 mil, limitação que não se aplica a credores considerados investidores qualificados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).  

A inovação e a diversificação no Sistema Financeiro Nacional (SFN)

Com a crescente e constante digitalização dos serviços financeiros e da economia, a inovação e a diversificação das opções para os usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN) têm se tornado cada vez mais comuns.   

Ações de incentivo à inovação empreendidas pelo  Banco Central do Brasil (BCB)

A autorização das fintechs de crédito se insere nas ações de incentivo à inovação empreendidas pelo  Banco Central do Brasil (BCB), da qual fazem parte, entre outros projetos, o Sandbox Regulatório e Open Banking, informa o  Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?