Banco Central: financiamento, correção de valores, índices de preços e outras definições

Confira definições do Banco Central sobre financiamento, correção de valores, índices de preços e outros fatores econômicos. Saiba mais!

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), a aplicação com depósitos regulares é a situação de aplicações mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao final de um número de meses. Confira outras definições!

Banco Central: financiamento, correção de valores, índices de preços e outras definições

De acordo com a definição do Banco Central do Brasil (BCB), o financiamento com prestações fixas é a situação de pagamentos mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, liquidando um valor financiado ao final de um número de meses.

Valor futuro de um capital

O valor futuro de um capital é a situação que um valor atual é projetado no futuro, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao fim de um número de meses, define o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial. 

Correção de valores e índices de preços

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), a atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência. 

O Banco Central do Brasil (BCB) explica que a sigla TR significa Taxa Referencial. Sendo assim, trata-se de uma taxa obtida a partir das médias dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) de 30 dias a taxas pré-fixadas praticadas por bancos comerciais.

Poupança 

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), os rendimentos da poupança são creditados mensalmente, na data equivalente à data de aplicação (data-base). Dessa forma, se uma aplicação na poupança for resgatada antes de chegar à sua primeira data-base, não fará jus a qualquer correção, e o valor final será igual ao inicial.

Selic 

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), a taxa Selic é obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.

Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI)

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), o Certificado de Depósito Interfinanceiro é uma operação realizada exclusivamente entre instituições financeiras, para permitir a troca de reservas bancárias entre elas. Tem registro no CETIP – Câmara de Custódia e Liquidação. Foi autorizada pelo Decreto-Lei nº 2.284/86 e regulamentada pela Resolução nº 1.647/89. 

A taxa do CDI é calculada como a média das taxas das operações registradas, ponderadas pelos volumes negociados, em determinado dia útil, explica o Banco Central do Brasil (BCB) em seu site oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.