Missão e objetivos do Banco Central do Brasil
Conforme informações oficiais, o Banco Central do Brasil (BCB) tem como missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.
O cumprimento da missão de assegurar a estabilidade de preços se dá por meio do regime de metas para a inflação, definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Conforme informa o BCB por meio do relatório de inflação, no campo que informa os princípios de condução da política monetária no Brasil.
A taxa de inflação deve ser baixa, estável e previsível para a melhor contribuição da política monetária
Sendo assim, a experiência, tanto doméstica quanto internacional, mostra que a melhor contribuição da política monetária para que haja crescimento econômico sustentável, desemprego baixo e melhora nas condições de vida da população é manter a taxa de inflação baixa, estável e previsível.
Taxas de inflação voláteis geram distorções que levam a aumento dos riscos
A literatura econômica indica que taxas de inflação elevadas e voláteis geram distorções que levam a aumento dos riscos e impactam negativamente os investimentos. Essas distorções encurtam os horizontes de planejamento das famílias, empresas e governos e deterioram a confiança de empresários.
As taxas de inflação elevadas subtraem o poder de compra de salários e de transferências
O BCB informa que taxas de inflação elevadas subtraem o poder de compra de salários e de transferências, com repercussões negativas sobre a confiança e o consumo das famílias.
Além disso, produzem dispersão ineficiente de preços e diminuem o valor informacional que os mesmos têm para a eficiente alocação de recursos na economia.
Sobre os efeitos negativos da inflação elevada
Inflação alta e volátil tem, ainda, efeitos redistributivos de caráter regressivo. As camadas menos favorecidas da população, que geralmente têm acesso mais restrito a instrumentos que as protejam da perda do poder de compra da moeda, são as mais beneficiadas com a estabilidade de preços.
Taxas de inflação elevadas reduzem o potencial de crescimento da economia
Em resumo, taxas de inflação elevadas reduzem o potencial de crescimento da economia. Assim sendo, afetam a geração de empregos e de renda, e pioram a distribuição de renda, define o Banco Central do Brasil.
Por isso, o BCB realiza várias medidas buscando estabilizar a economia nacional. Assim, dentro da sua missão de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e manter um sistema financeiro sólido e eficiente. É possível acompanhar várias ações e medidas no BCB no seu site oficial. Uma vez que o Banco Central divulga aos interessados as suas ações conforme elas ocorrem.