Banco Central diz que WhatsApp precisa comprovar segurança de dados e competitividade

O WhatsApp passou a permitir, no dia 15 de junho, as transferências de dinheiro e pagamentos.

Nesta quinta-feira (2) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o WhatsApp precisa provar que o serviço de pagamentos e transferências é competitivo e garante a segurança de dados para os usuários.

O WhatsApp passou a permitir, no dia 15 de junho, as transferências de dinheiro e pagamentos. O Brasil foi o primeiro a utilizar o novo recurso. No entanto, no último dia 23, após determinações do Banco Central e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o serviço foi suspenso.

O Cade voltou atrás e liberou o serviço após pedido de defesa do WhatsApp. Entretanto, o Banco Central mantém a suspensão e o serviço não pode ser usado no Brasil. De acordo com o presidente do BC, o novo sistema precisa passar pelo mesmo processo de aprovação dos demais sistemas de pagamentos.

“O que o BC entendeu é que é um arranjo muito relevante para a economia e precisa passar pelo mesmo processo de aprovação dos demais arranjos. Existe um ponto que pode ser competitivo ou pode não ser. Mas a gente não está dizendo que não é. A gente só quer que peçam autorização e que nos mostrem como será o funcionamento para que a gente tenha certeza que será competitivo”, declarou durante o evento Correio Talks, do jornal Correio Braziliense.

Ainda, o presidente do banco afirmou ser uma preocupação de muitos países que ainda não liberaram o novo serviço, se há, de fato, a garantia da proteção de dados dos usuários. Também declarou que pequenas empresas de pagamento não precisam de autorização prévia do BC para oferecer os serviços.

“Um arranjo que já começa com 120 milhões de clientes ele não é pequeno. Ele precisa passar pelo mesmo trilho de aprovação dos outros”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.