DBGG – resultados fisicais do Banco Central do Brasil
DBGG é a Dívida Bruta do Governo Geral que abrange. Assim sendo, se refere ao total dos débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado e financeiro, de forma global. Sendo assim, é importante para a economia de forma ampla que haja a divulgação desse (e de outros) indicadores oficiais.
A DBGG – que compreende governo federal, INSS e governos estaduais e municipais – atingiu R$6.797,9 bilhões em julho. Assim, equivalente a 83,8% do PIB, redução de 0,1 p.p. do PIB em relação a junho.
Essa evolução decorreu, principalmente, do crescimento do PIB nominal (redução de 0,9 p.p.). Bem como, das emissões líquidas de dívida (aumento de 0,2 p.p.), e da incorporação de juros nominais (aumento de 0,5 p.p.).
No ano, a redução de 5,0 p.p. na relação DBGG/PIB decorre do crescimento do PIB nominal (redução de 7,3 p.p.), dos resgates líquidos de dívida (redução de 0,7 p.p.), da valorização cambial acumulada (redução de 0,1 p.p.). Bem como, da incorporação de juros nominais (aumento de 3,0 p.p.).
Depósitos voluntários remunerados no Banco Central do Brasil – impacto nas estatísticas fiscais
Conforme informa o BCB, a Lei nº 14.185, de 14 de julho de 2021, regulamentada pela Resolução BCB nº 129, de 19 de agosto de 2021, autorizou o Banco Central do Brasil (BCB) a acolher depósitos voluntários remunerados (DVR) de instituições financeiras. Esses DVR, juntamente com os demais depósitos daquelas instituições, passarão a integrar os passivos do BCB incluídos na Dívida Líquida do Setor Público (DLSP). Eventuais substituições entre os instrumentos de gerenciamento de liquidez – operações compromissadas, depósitos compulsórios e DVR; todos computados como passivos do BCB na DLSP – não acarretarão alterações na DLSP nem nas Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP). O BCB ressalta que os resultados fiscais primário e nominal.
Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG)
Já em relação à Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG), como o BCB não está incluído no escopo do conceito de Governo Geral, eventuais substituições de operações compromissadas – que compõem a estatística de DBGG – por DVR reduzirão a DBGG.
Para manter a adequada transparência e comparabilidade intertemporal às estatísticas fiscais, a partir deste mês as estatísticas de DLSP passarão a desagregar os DVR em rubrica específica. De forma semelhante, as estatísticas de DBGG também passarão a informar, como item de memorando, o total dos DVR. Adicionalmente, a tabela 8 dos Indicadores Econômicos Selecionados passou a incluir informações diárias sobre DVR a partir de 25 de agosto. Assim, com divulgação semanal às quartas-feiras, às 14:30 horas, informa o Banco Central do Brasil.