Banco Central destaca que cenário bancário enfrenta desafios relacionados ao crédito

Nos primeiros seis meses deste ano, o setor bancário do Brasil confrontou um desafio notável, experimentando uma redução de 6% em sua lucratividade em comparação ao mesmo intervalo de 2022. Contudo, apesar dessa diminuição, o lucro líquido do sistema nos últimos 12 meses encerrados em junho atingiu a marca de R$ 134,4 bilhões.

Banco Central destaca que cenário bancário enfrenta desafios relacionados ao crédito

Conforme informações do Banco Central, embora a rentabilidade tenha sido impactada por despesas crescentes, o sistema bancário ainda se mantém rentável e com perspectivas positivas para os meses seguintes.

Desafios na rentabilidade

O recuo na rentabilidade, conforme explicado pela autarquia, foi impulsionado pelo aumento nas despesas com provisões, despesas de captação e custos administrativos, como indicado no Relatório de Estabilidade Financeira do BC referente ao primeiro semestre de 2023.

Entretanto, o relatório ressalta que as projeções para os trimestres subsequentes são mais positivas. Desse modo, prevendo uma melhora na qualidade das novas concessões e uma redução nas estimativas de perdas nas carteiras de crédito.

Impacto da flexibilização monetária

O ciclo gradual de flexibilização monetária, caracterizado pela redução dos juros básicos, é visto como um fator favorável. Em suma, essa medida contribuirá para a redução das despesas de captação dos bancos.

Além disso, espera-se que o novo ciclo aumente a demanda por crédito e outros serviços bancários. Assim, aliviando a pressão sobre a capacidade de pagamento de famílias e empresas.

Cenário atual da taxa de juros

No mês de setembro, a média da taxa de juros nas concessões de crédito apresentou sua quarta queda consecutiva, evidenciando uma desaceleração em um período de 12 meses. Resumidamente, essa tendência coincide com a diminuição da taxa básica de juros da economia, a Selic, a qual se encontra atualmente em 12,25% ao ano. Contudo, a expectativa é de que a Selic atinja 11,75% até o final do ano, impactando positivamente a taxa de captação dos bancos.

Desafios no cartão de crédito

Apesar das expectativas positivas, o relatório destaca a necessidade de atenção à discussão sobre o limite de juros no cartão de crédito rotativo. No entanto, em outubro, uma lei foi sancionada para limitar os juros nessa modalidade.

Resumindo, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) expressou preocupações, argumentando que tal iniciativa poderia tornar os cartões impraticáveis e reduzir a oferta de crédito. Desse modo, a discussão inclui a possível limitação ou taxação do parcelamento de compras sem juros.

Banco Central destaca que cenário bancário enfrenta desafios relacionados ao crédito
Banco Central destaca que cenário bancário enfrenta desafios relacionados ao crédito. Imagem: Canva

Desaceleração do crédito e testes de estresse

O relatório do Banco Central também aborda a desaceleração do crédito no primeiro semestre, especialmente devido ao caso das Lojas Americanas.

A expansão do mercado de capitais, no entanto, permanece, mesmo com a desaceleração. Assim, o BC ressalta que não há riscos relevantes para a estabilidade financeira, destacando a robustez do sistema bancário, com capitalização, liquidez e provisões adequadas.

Grandes desafios econômicos dentro do cenário atual

Concisamente, apesar dos desafios iniciais, o cenário bancário brasileiro mostra sinais de recuperação. Com a perspectiva de queda na Selic, a redução das despesas de captação e o aumento da demanda por crédito, o setor está posicionado para enfrentar os próximos trimestres com maior otimismo.

Entretanto, a discussão sobre os limites de juros no cartão de crédito e o desafio da desaceleração do crédito são aspectos cruciais que demandam atenção. A oscilação no fluxo de oferta e demanda impacta diretamente a concessão do crédito. No entanto, esse fluxo pode ser positivo para a economia.

Já que após a queda, a tendência é que haja a recuperação dentro deste cenário. Além disso, essa possibilidade corrobora a projeção positiva do Banco Central. Considerando que, apesar dos desafios, o panorama bancário do país mantém uma liquidez substancial para lidar com essas complexidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.