Banco Central destaca evolução regional do crédito no terceiro trimestre de 2022

Confira dados sobre a evolução regional do crédito no terceiro trimestre de 2022, de acordo com o Banco Central. Saiba mais!

O saldo das operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) aumentou 4,1% no terceiro trimestre, acelerando ante a taxa observada no trimestre anterior (3,5%), de acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), segundo dados divulgados na data desta publicação, 29 de novembro de 2022.

Banco Central destaca evolução regional do crédito no terceiro trimestre de 2022

A maioria das regiões registrou intensificação do ritmo de crescimento, com exceção do Nordeste e do Sudeste. No agregado nacional, a carteira de pessoas físicas (PF) aumentou 5,1% e a de pessoas jurídicas (PJ), 2,6%, ante expansão respectivas de 4,0% e de 2,7% no segundo trimestre, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Crédito PF e PJ

No crédito PF com recursos direcionados, sobressaiu a alta sazonal nos financiamentos rurais, principalmente no Norte, Centro-Oeste e Sul, além da relevância do financiamento imobiliário em todas as regiões, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Destaque para o Pronampe

Na carteira PJ, o aumento expressivo de operações no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), sobretudo, de empréstimos para capital de giro com prazo superior a 365 dias, condicionou as altas trimestrais no segmento de outros créditos direcionados em todas as regiões.

Quanto aos recursos livres, as carteiras regionais evoluíram de forma relativamente homogênea nas contratações das famílias, com ênfase em operações com taxas de juros mais elevadas, em especial, cartão de crédito financiado, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Nas contratações PJ com recursos livres, o Sudeste destoou das demais regiões, por assinalar estabilidade no saldo de crédito que refletiu, em parte, retrações nas modalidades de capital de giro e, sobretudo, no financiamento à exportação, de acordo com análise oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

Comércio

Por atividade, o comércio – responsável por cerca de 50% do crescimento no estoque de operações PJ – seguiu como principal tomador no Norte, Centro-Oeste e Sudeste, destaca a divulgação oficial. 

No Nordeste, destacou-se a ampliação do crédito para outros serviços, em que se incluem os prestados às empresas, saúde, locação e aluguéis, e alojamento e alimentação, em linha com o maior dinamismo do setor. 

No Sul, predominou o financiamento à indústria de transformação, em especial de alimentos e bebidas, diferentemente do assinalado no Sudeste, onde houve contração do crédito nesse segmento. Note-se, adicionalmente, que o financiamento a empresas de transporte destacou-se nessas duas regiões, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Inadimplência 

Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) destaca que no terceiro trimestre, a inadimplência do sistema financeiro, que considera atrasos superiores a 90 dias, aumentou na carteira PJ e, de forma mais intensa, em PF, reforçando dados do Ministério da Economia (ME).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.