Banco Central aponta crescimento na demanda aparente de máquinas e equipamentos agrícolas

O Banco Central aponta crescimento na demanda aparente de máquinas e equipamentos agrícolas, considerando a pandemia e seu impacto econômico. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a demanda aparente de máquinas e equipamentos agrícolas apresentou ligeiro crescimento no período, a despeito da forte retração da atividade econômica, indo contra a demanda por máquinas e equipamentos no período de maior impacto da pandemia nas atividades empresariais.

Banco Central aponta crescimento na demanda aparente de máquinas e equipamentos agrícolas

O período que se segue ao primeiro semestre de 2020 foi de forte alta em todas as categorias, em especial daquelas que haviam recuado de maneira mais intensa no início da pandemia, destaca o  Banco Central do Brasil (BCB).

Movimentos de contração e expansão econômica

Como resultado desses movimentos de contração e expansão, a demanda aparente de máquinas e equipamentos situou-se ao final de 2021 em patamar 16% superior ao observado antes da pandemia, refletindo crescimentos na maioria das aberturas.

Automóveis, camionetas e utilitários

Uma exceção é o segmento “automóveis, camionetas e utilitários”, mais afetado pela falta de insumos em contexto de desequilíbrio nas cadeias globais de produção. 

Destaque para os segmentos “bens de capital agrícola” e “bens de capital para construção e extração mineral”

O  Banco Central do Brasil (BCB) destaca que as maiores altas desde o último trimestre de 2019 ocorreram em “bens de capital agrícola” e “bens de capital para construção e extração mineral”, em linha com o bom momento para a agropecuária, a construção e a indústria extrativa.

Investimentos destinados à indústria e transporte de carga

Observa-se ainda que o crescimento da absorção de bens de capital em relação ao período imediatamente anterior à pandemia não ficou concentrado apenas em máquinas para os setores de commodities e construção, mas teve contribuições importantes de investimentos destinados à indústria e transporte de carga.

Validação do índice de volume da produção nacional

O  Banco Central do Brasil (BCB) destaca que foram desconsiderados os índices de volume das importações e exportações do produto “outros equipamentos de transportes”, que inclui plataformas de petróleo, sendo substituídos pelo índice de volume da produção nacional.

Condições financeiras mais restritivas podem desacelerar a expansão dos investimentos

O item “outros” engloba eletrodomésticos, móveis, produtos de indústrias diversas e outros equipamentos de transporte. Prospectivamente, condições financeiras mais restritivas podem desacelerar a expansão dos investimentos, pondera o  Banco Central do Brasil (BCB).

O Banco Central do Brasil (BCB) divulga periodicamente dados relevantes e atualizados sobre a economia. Sendo assim, confira esta análise de forma integral no site oficial da instituição, bem como, acesse outras informações importantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.