A baixa autoestima no trabalho pode atrapalhar a rotina de muita gente. O medo de tomar uma decisão, a falta de confiança na hora de se expressar durante a reunião, entre outras situações, podem provocar uma forte angústia no sujeito.
Por isso, aprender a lidar com essa situação é uma peça-chave para ter mais qualidade de vida no trabalho. No decorrer deste texto, nós discutiremos alguns apontamentos sobre esse assunto. Acompanhe.
Como lidar com a baixa autoestima no trabalho?
Acima de qualquer coisa, considere que você precisa do seu tempo para lidar com a baixa autoestima no trabalho.
Isto é, embora algumas ações possam lhe ajudar nesse sentido, tenha o cuidado de não forçar mudanças abruptas em sua vida. Respeite o seu tempo e vá se desenvolvendo de maneira gradativa.
Essa forma de agir fará com que você tenha mais chances de sucesso nessa empreitada de querer ser mais autoconfiante no trabalho.
Preparado para isso? Então vamos lá!
1- Fuja do perfeccionismo
Fuja dessa ideia de querer tudo perfeito. É como diz o ditado: “o ótimo é inimigo do bom”.
Nem sempre conseguiremos executar uma tarefa de maneira excelente ou impecável. Primeiro porque somos humanos e estamos constantemente aprendendo; segundo porque o perfeito não existe.
Por isso, antes de ficar se policiando e se maltratando para tentar atingir a perfeição, lembre-se de que o perfeccionismo é apenas prejudicial. Ele atrapalha a sua vida!
Reconhecer isso vai lhe ajudar a lidar melhor com as suas demandas diárias de trabalho.
2- Arrisque mais – mesmo com medo
Comece a se arriscar mais. Embora a baixa autoestima no trabalho possa impedir que você “tome a frente” de algumas tarefas, comece a ir contra esse medo.
Por ora, inicie arriscando em situações que lhe deixem desconfortável, porém nem tanto. À medida que você conquista a sua autoconfiança, você pode arriscar mais.
3- Não tente agradar os outros o tempo todo
Cuidado com a forma como você se relaciona com as outras pessoas! Às vezes, a baixa autoestima no trabalho está associada à sua necessidade de agradar a todos, o tempo todo.
Isso é impossível e absolutamente desnecessário! Comece a focar mais em você!
Embora a empatia seja fundamental, cuidado para não transformá-la em um verdadeiro anulador do seu “eu”. Atente-se a isso.
4- Procure aprimorar as suas habilidades e conhecimentos
Aprimore os seus conhecimentos e desenvolva as suas habilidades sempre que possível. Assim você se sentirá muito mais confiante na hora de executar tarefas cotidianas.
Mas, além de aprimorar os seus conhecimentos, saiba mensurar e praticar o que você já aprendeu. Afinal, não adianta ficar apenas estudando e nunca colocar nada em prática, certo?
Por isso, use os seus conhecimentos ao seu favor. Aprenda e aprimore as suas habilidades e seja uma pessoa muito mais ativa no seu trabalho.
5- Encontre a aprendizagem por detrás dos erros
Quando você se deparar com um erro, procure absorver a aprendizagem por detrás dele. Enxergue o que você pode aprender com esse equívoco e desenvolva-se em cima disso.
Isso irá diminuir a baixa autoestima no trabalho e fará com que você se sinta mais confiante na hora de arriscar algo novo.