AVISO GERAL sobre o Bolsa Família é confirmado e cai como uma bomba para os brasileiros

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil. Através dele, milhares de famílias em situação de vulnerabilidade financeira e social podem ter acesso à dignidade.

Nos últimos meses, uma bomba “explodiu” para os brasileiros: o Ministério do Desenvolvimento Social começou a realizar um pente-fino nos cadastros, a fim de excluir quem não se adéqua às regras do programa. Em consequência disso, a fila de espera diminuiu significativamente, uma vez que se abriram novas vagas e novas famílias passaram a ter acesso ao benefício.

Sendo assim, o que muitos ainda se perguntam é como descobrir se vai receber o Bolsa Família. Nesta matéria, reunimos todas as informações que você precisa saber para consultar de forma fácil. Confira agora mesmo!

Quem pode receber o Bolsa Família?

Para receber o Bolsa Família, é necessário se enquadrar nos critérios de renda exigidos. Assim, para fazer parte do programa, a família precisa ter renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Além disso, também precisa ter cadastro no CadÚnico (Cadastro Único), base de dados do Governo Federal para a distribuição dos seus benefícios sociais.

Para se inscrever no CadÚnico, o responsável familiar deve realizar o cadastro de toda a família no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do seu município.

É possível fazer o pré-cadastro por meio do aplicativo Cadastro Único e adiantar o processo de inscrição. Após o pré-cadastro, o responsável familiar tem até 120 dias para completar a inscrição no CRAS.

Contudo, é importante mencionar que apenas se cadastrar no CadÚnico não garante o recebimento do Bolsa Família. Mas, para isso, é necessário se enquadrar em todos os requisitos do programa e aguardar uma nova seleção do Governo Federal.

Como saber se vou receber o Bolsa Família?

A maior dúvida de quem está na fila de espera é como saber se a família irá receber o benefício, já que apenas a inscrição no CadÚnico não garante a sua participação.

Em primeiro lugar, quando uma família passa a fazer parte do Bolsa Família, ela recebe uma carta em sua residência, a fim de informar que a família foi contemplada com o benefício.

No entanto, caso não tenha recebido a carta, você deve procurar pelo setor do Bolsa Família no CRAS do seu município ou ainda na prefeitura da sua cidade. Além disso, também é possível consultar o benefício por meio do aplicativo Bolsa Família. Confira a seguir o passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, baixe e acesse o aplicativo Bolsa Família no seu celular;
  2. Na tela inicial, clique na opção “consultar parcelas”;
  3. Na tela seguinte, insira o número do seu NIS (Número de Inscrição Social) no campo indicado e clique em “consultar”;
  4. Em seguida, aparecerá o resumo do seu cadastro. Na aba “parcelas”, você poderá conferir as parcelas que foram aprovadas para o seu cadastro.

Calendário de pagamentos

Como saber se vou receber o Bolsa Família em maio?

Governo Federal já confirmou o pagamento do Bolsa Família em maio para cerca de 21 milhões de brasileiros. Sendo assim, todos que não receberam notificação no aplicativo Bolsa Família e não possuem irregularidades no cadastro deverão receber a parcela de maio.

A Caixa Econômica Federal é a responsável por realizar os repasses e já divulgou o calendário de pagamentos. Os beneficiários recebem conforme o NIS (Número de Identificação Social).

A saber, a cada dia um novo grupo será contemplado, seguindo sempre o último número do NIS dos beneficiários. A rodada encerrará no dia 31 de maio, com o pagamento para os beneficiários com NIS final 0.

A seguir, confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família de maio:

  • Final de NIS 1: 18 de maio;
  • Final de NIS 2: 19 de maio;
  • Final de NIS 3: 22 de maio – ANTECIPADO PARA O SÁBADO, DIA 20/05!;
  • Final de NIS 4: 23 de maio;
  • Final de NIS 5: 24 de maio;
  • Final de NIS 6: 25 de maio;
  • Final de NIS 7: 26 de maio;
  • Final de NIS 8: 29 de maio – ANTECIPADO PARA O SÁBADO, DIA 27/05!;
  • Final de NIS 9: 30 de maio;
  • Final de NIS 0: 31 de maio.

Os segurados podem sacar o pagamento por meio do cartão do benefício ou mesmo movimentar a quantia através do aplicativo Caixa Tem. A plataforma está disponível para todos os clientes e permite que os usuários acessem a sua conta social digital para recebimento dos benefícios governamentais.

Através do Caixa Tem é possível realizar transferências bancárias, PIX, pagamento de boletos, recarga de celular e garante acesso a vários outros serviços bancários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.