Auxílio: usuários reclamam de problemas na atualização do Cadúnico

Alguns cidadãos estão usando as redes sociais para dizer que o Dataprev estaria cortando o Auxílio por falta de atualização no Cadúnico

O Governo Federal anunciou há algumas semanas que vai prorrogar o Auxílio Emergencial por mais três meses. Assim, dá para dizer que o programa vai durar até, pelo menos, o próximo mês de outubro. No entanto, nem todo mundo vai poder receber até lá. É que os temidos cancelamentos do Dataprev continuam.

Desde que esse ritmo de bloqueios aumentou, vários usuários estão usando as redes sociais para criticar o Dataprev. Muitos deles estão dizendo, aliás, que esses cancelamentos estariam acontecendo por justificativas irreais. Uma dessas críticas gira em torno da questão da atualização do Cadúnico.

É que algumas pessoas estão dizendo que chegaram a atualizar informações dessa lista há alguns meses. Mesmo assim, ainda de acordo com esses cidadãos, o Dataprev estaria usando dados antigos deste mesmo Cadúnico para justificar o cancelamento nas contas do Auxílio Emergencial em diversas contas.

“É muita irresponsabilidade do Dataprev. Eu atualizei o Cadúnico em setembro. E na nova versão, consta que eu moro sozinha e vocês (Ministério da Cidadania) usam o de abril que conta que ainda moro com minha mãe”, disse uma internauta em um post do perfil oficial do Governo Federal no Twitter.

Essa informação que revela se o cidadão mora sozinho ou não pode fazer toda a diferença no Auxílio Emergencial deste ano. É que de acordo com o próprio Ministério da Cidadania, isso pode fazer a pessoa receber menos ou até mesmo perder o benefício, como foi o caso da internauta do Twitter acima.

Regras do Auxílio

De acordo com as informações oficiais do Ministério da Cidadania, apenas uma pessoa por família pode receber o Auxílio Emergencial este ano. Isto é portanto uma mudança em relação ao que aconteceu no ano passado.

Em 2020, o Governo permitiu que até duas pessoas por casa recebessem o valor do projeto. Hoje, isso não pode acontecer. Então quem mora em uma casa com um beneficiário do Auxílio, não pode receber o benefício também.

Além disso, a renda das pessoas que moram com o beneficiário do programa também importa. É que existe um limite máximo de valor per capita, que nada mais é do que a junção dos ganhos dos familiares que moram juntos. Isso também pode terminar em bloqueio do benefício.

Dataprev

Nossa equipe procurou o Dataprev, o Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica Federal. O banco informou que não pode responder por essas escolhas de quem recebe o dinheiro do programa ou não. Eles só fazem os pagamentos.

O Dataprev e o Ministério da Cidadania não responderam as nossas mensagens. Pelo menos não até a publicação desta matéria. Em caso de envio da resposta, esse artigo vai passar por uma atualização para inserir o argumento do Governo Federal.

Enquanto a resposta não chega, centenas de pessoas nas redes sociais seguem reclamando desta situação. Eles alegam que possuem o direito de receber o benefício, mas que sofreram um corte “injusto” no programa. E a tendência é que essa polêmica siga pelos próximos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.