Auxílio Gás será pago em DOBRO? NOVO VALOR do benefício foi APROVADO? Confira a data de pagamento

Vitória! No início deste mês, o presidente Lula assinou o decreto que define o novo valor do Auxílio Gás para 2023. Através do decreto, houve a garantia do pagamento de 50% extra ao benefício.

O Auxílio Gás foi criado em 2021, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Incialmente, o benefício fazia o repasse do valor equivalente a 50% da média nacional do botijão de gás para os beneficiários. O objetivo foi garantir o custeio do gás de cozinha para as famílias mais carentes, diante dos constantes aumentos.

No final de 2022, o programa teve o seu valor dobrado e passou a distribuir o equivalente a 100% da média nacional do gás de cozinha, mas com prazo de validade. Assim, o novo decreto possibilitou a prorrogação do acréscimo ao benefício sem a necessidade de passar pelo Congresso.

Nova MP do Bolsa Família incluiu novo valor do Auxílio Gás

Recentemente, o Senado Federal aprovou a Medida Provisória (MP) que define o novo Bolsa Família. O texto também inclui a mudança no Auxílio Gás, a fim de garantir o acréscimo de 50% no beneficio.

No entanto, para começar a valer de fato, a nova MP ainda precisa da sansão do presidente Lula. Assim, para garantir que os próximos pagamentos já contenham o novo valor, que totaliza 100% da média nacional, o novo decreto foi assinado.

Como participar do Auxílio Gás em 2023?

Atualmente, o programa social conta com 5,7 milhões de beneficiários. Em 2023, o governo destinou o orçamento da União para pagamentos até o final do ano, que ainda é bem limitado. Por isso, a quantidade de beneficiários ainda é pequena.

Sendo assim, para a concessão do benefício, o governo segue uma lista de prioridades. Confira:

  1. Pessoas que estejam com o CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) atualizado nos últimos 2 anos;
  2. Menor renda per capita (por pessoa);
  3. Maior quantidade de membros da família;
  4. Beneficiários do Bolsa Família.

Além disso, aqueles que desejam ingressar no programa, devem se atentar para as regras de elegibilidade. Em primeiro lugar, é indispensável ter cadastro no CadÚnico. Isso porque ele é a porta de entrada para ter acesso aos programas sociais do Governo Federal.

Através do cadastro, o Governo Federal consegue ter acesso aos dados das famílias que se adéquam aos critérios do programa. No entanto, apenas se cadastrar no CadÚnico não garante a participação no Auxílio Gás.

Outra regra de participação é a do limite de renda, que deve ser de até meio salário mínimo per capita, ou seja, a família deve ter renda mensal de até R$ 660 por pessoa. Além disso, a concessão também ocorre de acordo com o limite do orçamento da União.

Pagamento de junho confirmado!

Calendário de pagamento do Auxílio Gás de junho
Calendário de pagamento do Auxílio Gás de junho. Imagem: Canva

O Governo Federal já confirmou os repasses do Auxílio Gás referente a junho e liberou as datas oficiais. Os beneficiários poderão ter acesso aos recursos a partir do dia 19 de junho.

O calendário oficial segue o último número do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Assim, a cada dia um novo grupo pode sacar o benefício. Confira o calendário oficial:

  • Final de NIS 1: 19 de junho;
  • Final de NIS 2: 20 de junho;
  • Final de NIS 3: 21 de junho;
  • Final de NIS 4: 22 de junho;
  • Final de NIS 5: 23 de junho;
  • Final de NIS 6: 26 de junho;
  • Final de NIS 7: 27 de junho;
  • Final de NIS 8: 28 de junho;
  • Final de NIS 9: 29 de junho;
  • Final de NIS 0: 30 de junho.

A Caixa Econômica Federal é a responsável por realizar os repasses do Auxílio Gás. Dessa forma, os beneficiários podem utilizar os seus canais de atendimento para movimentarem e sacar o benefício:

  • Correspondentes Caixa Aqui;
  • Caixas eletrônicos;
  • Agências bancárias;
  • Casas lotéricas;
  • Aplicativo Caixa Tem.

Para evitar filas e conseguir acessar os recursos de forma mais prática e rápida, o banco incentiva os seus clientes a utilizarem o aplicativo Caixa Tem para movimentarem o benefício.

O app dá acesso à conta social digital dos beneficiários, onde são realizados os depósitos dos benefícios sociais. Através dele é possível realizar transferências, PIX, pagamentos, recarga de celular, bem como ter acesso a inúmeros serviços bancários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.