Auxílio Emergencial: saque para nascidos em fevereiro deve sair em junho

Os usuários que nasceram em fevereiro e que estavam esperando para tirar o dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial em maio, podem esquecer essa possibilidade. É que de acordo com o calendário oficial de pagamentos, a liberação de saques só deve acontecer em junho.

O calendário mostra que a retirada do dinheiro vivo nas agências para este grupo deve acontecer só a partir do dia 1 de junho. Isso quer dizer portanto que essas pessoas devem esperar mais algumas semanas para conseguir ter acesso ao dinheiro vivo.

Até lá, no entanto, os nascidos em fevereiro podem usar o dinheiro de forma digital. De acordo com a própria Caixa Econômica Federal, o dinheiro para essa parcela de usuários está na conta do Caixa Tem desde as primeiras horas desta terça-feira (18).

Esse pagamento, aliás, acabou de passar por uma antecipação. É por isso portanto que a Caixa está fazendo uma espécie de divulgação maior destas informações. Acontece que muita gente pode nem saber que o dinheiro está na conta neste momento.

Pelo calendário da Caixa, os usuários de fevereiro devem receber a terceira parcela ainda no dia 23 de junho. Eles fecham os recebimentos do Auxílio no dia 25 de julho. Eles sempre terão portanto um intervalo de mais de um mês entre um pagamento de uma parcela e outra.

Calendários

De acordo com a Caixa Econômica, o pagamento do Auxílio Emergencial para informais obedece dois calendários. O primeiro deles é o de repasses. Neste caso, as pessoas recebem o dinheiro na conta digital do programa e podem movimentar a quantia pelo aplicativo Caixa Tem.

No caso dos nascidos em fevereiro, o repasse da segunda parcela aconteceu justamente nesta terça-feira (18). O outro calendário é o da liberação dos saques. Estes são os dias em que a Caixa permite a retirada do dinheiro vivo nas agências dos bancos.

Como dito, os nascidos em fevereiro terão acesso ao montante apenas no dia 1 de junho. Não é uma particularidade das pessoas que nasceram neste mês. O calendário estabelece esse intervalo de algumas semanas para todos os grupos.

Bolsa Família é exceção

Essa lógica só não vale para os usuários que recebem o Auxílio Emergencial via Bolsa Família. Nesse caso, esses beneficiários recebem o dinheiro no mesmo dia em que a liberação sai. Além disso, vale lembrar que eles seguem o mesmo calendário que seguiam no Bolsa, antes dos pagamentos do benefício.

Auxílio Emergencial

De acordo com o Ministério da Cidadania, o Auxílio deste ano está pagando quatro parcelas de valores que variam entre R$ 150 e R$ 375. Alguns setores da sociedade estão criticando duramente esses valores. No entanto, o Governo afirma que não pode aumentá-los por causa dos gastos públicos.

Recentemente, uma pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que cerca de 87% da população brasileira concorda que esses valores não são suficientes para viver no Brasil hoje. De acordo com fontes oficiais, uma cesta básica em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro costuma custar muito mais do que isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.