Auxílio emergencial: mais 6 grupos de informais recebem 5ª parcela nesta semana

De acordo com o calendário oficial do Auxílio, mais 6 grupos poderão pegar dinheiro da prorrogação do programa ainda nesta semana

Nesta segunda-feira (23) nenhum grupo de informais vai receber a quinta parcela do Auxílio Emergencial. Trata-se portanto de uma pausa nos pagamentos para esse grupo de usuários. No entanto, esta semana vai marcar o repasse desse dinheiro para muito mais pessoas deste público. Pelo menos é isso o que mostra o calendário oficial do programa.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, esta terça-feira (24), marca o dia dos repasses para os informais que nasceram em maio. Na quarta-feira (25), será a vez daqueles que nasceram em junho. Quem nasceu em julho recebe na quinta-feira (26). Na sexta (27), será a vez daqueles que fazem aniversário no mês de agosto.

O sábado (28) vai marcar o pagamento da quinta parcela do Auxílio Emergencial para dois grupos de informais. Serão aqueles que nasceram nos meses de setembro e outubro. É que para acelerar o calendário do programa, a Caixa Econômica Federal está achando melhor juntar algumas datas de nascimento em um período só.

Quem nasceu em novembro vai poder usar esse dinheiro apenas a partir do próximo domingo (29). E assim se fecha esse período semanal de pagamentos do Auxílio Emergencial. Apenas aqueles que nasceram em dezembro terão a oportunidade de receber essa quantia a partir da próxima semana. E isso só vai acontecer na terça-feira (31), o último dia do mês.

Veja as datas da semana.

Terça (24) – Maio
Quarta (25) – Junho
Quinta (26) – Julho
Sexta (27) – Agosto
Sábado (28) – Setembro / Outubro
Domingo (29) – Novembro

Vale lembrar ainda que a ideia da Caixa Econômica Federal é justamente liberar todos esses pagamentos ainda neste mês de agosto. Então isso quer dizer que todos os informais receberão o dinheiro da quinta parcela do benefício nesta, ou no máximo na próxima semana. Pelo menos essa é a ideia até aqui.

Saques

É preciso deixar claro que esse calendário dos pagamentos do Auxílio Emergencial segue apenas as datas das liberações do dinheiro digital. Isto é, são os dias em que os informais poderão movimentar a quantia do programa através do Caixa Tem ou do Internet Banking.

De acordo com informações da própria Caixa Econômica Federal, neste primeiro momento as pessoas podem usar o dinheiro para fazer pagamentos de contas. Além disso, elas podem também realizar algumas transferências e até compras online e físicas nos estabelecimentos que aceitam esse montante.

Só em uma segunda data é que esses trabalhadores irão poder pegar o dinheiro em espécie. E para saber disso, é preciso verificar as datas dos pagamentos em espécie para essas pessoas. A Caixa liberou essas informações já há alguns dias.

Depois do Auxílio

De acordo com informações do próprio Governo Federal, o novo Auxílio Emergencial só vai ter mais três pagamentos. Além deste que está acontecendo em outubro, teremos ainda os repasses de setembro e outubro deste ano.

Logo depois disso, os pagamentos do programa irão chegar ao fim. A expectativa é que cerca de 27 milhões de brasileiros fiquem sem nenhum auxílio do Governo depois dessa data. Uma saída para esse problema pode ser o novo Bolsa Família.

É que de acordo com o Governo Federal, esse programa vai ter um aumento no número de beneficiários a partir de novembro. Então algumas pessoas que saírem do Auxílio poderão ter o direito de entrar no benefício novo logo no mês seguinte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.