A atualização do cadastro no aplicativo Caixa Tem é opcional, sendo assim, a ação não é obrigatória. No entanto, a Caixa Econômica Federal, afirma que este procedimento é para promover mais vantagens e segurança aos usuários da conta poupa social digital.
A Caixa também salienta que, o cliente que não conseguir incluir as informações pessoais não será prejudicado, ou seja, não será impedido de receber qualquer benefício.
O procedimento de cadastros já está em andamento desde 14 de março, que ocorre de acordo com o mês de nascimento dos usuários. De acordo com o calendário disponibilizado pelo banco, as atualizações vão até o dia 31 de março, quando os nascidos no mês de dezembro puderem incluir os dados solicitados.
O que pede na atualização?
Para a atualização, o cliente deve aderir e concordar com um novo termo. Este termo refere-se ao “Cliente Top”. Segundo informações, esta nova modalidade diz respeito a uma linha de microcrédito e seguros voltados ao público de baixa renda.
No momento em que assinalar a opção “Quero ser um Cliente Top”, o usuário deve informar dados que são solicitados habitualmente por bancos, como:
- Nacionalidade
- Endereço
- Se tem vínculo empregatício registrado
- Renda mensal
- Profissão
- Patrimônio
Após o preenchimento das caixas com as informações necessárias, o cliente deve enviar duas fotos. A primeira foto servirá como um anexo de documento (RG ou CNH). A segunda, uma “selfie” (foto do próprio rosto) na qual o cidadão precisa aparecer ao lado do documento anteriormente anexado.
Calendário completo de atualização
Mês de nascimento | Dia para fazer atualização |
Janeiro | 14 de março |
Fevereiro | 16 de março |
Março | 18 de março |
Abril | 20 de março |
Maio | 22 de março |
Junho | 23 de março |
Julho | 24 de março |
Agosto | 25 de março |
Setembro | 26 de março |
Outubro | 29 de março |
Novembro | 30 de março |
Dezembro | 31 de março |
Caixa Tem chega a 107 milhões de contas registradas
A Caixa afirma que foram abertas 107 milhões de contas poupança social digitais na plataforma do Caixa Tem. O aplicativo criado no ano passado com objetivo de repassar o pagamento do auxílio emergencial, hoje também é utilizado para movimentar vários outros benefícios, como o BEm (Benefício Emergencial, pago a quem teve o salário reduzido), o abono salarial do PIS, o Bolsa Família e o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Além de ser usado para tramitação das contas abertas gratuitamente para beneficiários, desde novembro de 2020, os inscritos do Bols Família estão recebendo seus pagamentos via conta poupança digital.