Auxílio de R$400: ainda não recebeu o cartão? Veja como movimentar o dinheiro
De acordo com informações do Ministério da Cidadania, existem algumas opções de movimentação do dinheiro do Auxílio Brasil
O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Pelo que se sabe até aqui, cerca de 17,5 milhões de pessoas estão recebendo esse benefício. São brasileiros que estão no Cadúnico e que atendem as regras dos limites de renda. De acordo com o Ministério da Cidadania, ninguém está recebendo menos que R$ 400 em janeiro.
Ainda segundo informações da pasta, os cartões de acesso ao programa já estão sendo enviados para os usuários do projeto. Pelo que se sabe, apenas os novos beneficiários é que estão recebendo esses dispositivos. Estamos falando de cerca de 3 milhões de pessoas. Os demais, podem continuar recebendo com o cartão antigo do Bolsa Família.
Mas o fato é que a grande maioria dos novos usuários ainda não conseguiram receber esse cartão. Há uma demora natural nesses casos. Isso porque o Governo ainda está confeccionando boa parte dos objetos e também porque em diversas áreas do país, o sistema de entrega dos Correios não costuma ser tão rápido.
De qualquer forma, o que se sabe mesmo é que as pessoas que não receberam o cartão do Auxílio Brasil ainda não precisam se preocupar, uma vez que, fato de não ter recebido o benefício não significa que esses usuários não possam movimentar o dinheiro do programa. Para isso, há uma série de outras opções.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão pode recorrer ao Caixa Tem. Por esse dispositivo é possível fazer todo o processo para mexer no dinheiro do programa. Uma outra opção é o sistema Internet Banking. Por lá, dá para fazer basicamente as mesmas atividades que você faria com o montante em espécie.
O que dá para fazer no Caixa Tem
De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, é possível realizar uma série de ações através do Caixa Tem. Quem tem o dispositivo consegue utilizar o dinheiro do Auxílio Brasil para pagar contas de boletos, por exemplo.
Além disso, o usuário também consegue movimentar o montante para uma outra conta. A transferência poderá ser feita inclusive através do PIX. É possível também usar a quantia para fazer compras digitais.
Não receber cartão não significa bloqueio
Algumas pessoas que ainda não receberam o cartão do Auxílio Brasil estão preocupadas. De acordo com relatos nas redes sociais, boa parte está imaginando que isso poderia ser considerado uma espécie de bloqueio.
Mas não é nada disso. De acordo com o Ministério da Cidadania, o fato de receber ou não o cartão nada tem a ver com os pagamentos do Auxílio Brasil. Se você verificar que está aprovado, então pode ficar tranquilo.
Auxílio Brasil
E para saber se você entrou ou não na folha de pagamento do programa, basta ir até o app do Auxílio Brasil e fazer essa verificação. Por lá, você vai conseguir ver se existe algum dinheiro do projeto reservado.
Caso seja aprovado, o cidadão só precisa prestar atenção no final do Número de Inscrição Social. É aquele algarismo derradeiro que vai acabar decidindo qual é a sua data de recebimento, esteja ou não com o cartão do programa.