Entre os meses de agosto e setembro, o Auxílio Brasil do Governo Federal contará com um espaço maior de tempo entre os pagamentos. Em alguns casos, os cidadãos terão que esperar por mais de 40 dias entre uma liberação e outra. O fenômeno acontece por causa das recentes mudanças que o Ministério da Cidadania realizou nos calendários.
Historicamente, o Auxílio Brasil e o seu antecessor, Bolsa Família, fazem pagamentos sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Contudo, no último mês de agosto, o Governo Federal decidiu inverter a lógica e passou a pagar o benefício logo na primeira quinzena. As pessoas receberam o saldo entre os dias 9 e 22 daquele mês.
Para setembro, a ideia do Governo Federal também era pagar o benefício de maneira antecipada. Entretanto, o Ministério afirma que não conseguiu o tempo necessário para a manobra. Resultado: o calendário não foi antecipado e os repasses devem acontecer mesmo nas datas que já estavam oficialmente programadas no início deste ano.
Neste sentido, um cidadão que recebeu o benefício no dia 9 de agosto, terá que esperar até o dia 19 de setembro para receber o saldo novamente. Trata-se de uma espera de 40 dias, quando normalmente o intervalo entre as duas liberações é de 30 dias, em média. Assim, os R$ 600 recebidos em agosto terão que ser esticados por mais dias.
O Governo ainda não descarta completamente a possibilidade de antecipar outros calendários até o final deste ano. Como dito, para setembro esta questão não está mais em discussão, seguem as datas tradicionais. Para os meses de outubro, novembro e dezembro a situação é diferente e uma antecipação poderá ser confirmada.
Calendário de setembro
Sendo assim, os pagamentos de setembro do Auxílio Brasil devem começar menos de uma semana. Já no próximo dia 19, será a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1.
Veja abaixo o calendário detalhado:
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0
A expectativa é de que mais de 800 mil pessoas possam entrar no benefício neste mês de setembro. Caso o número se confirme, então o Auxílio poderia chegar a atender mais de 21 milhões de brasileiros nos próximos dias.
Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil é um programa social de autoria do Governo Federal que começou a fazer seus pagamentos ainda em novembro do ano passado. Ele substitui o antigo Bolsa Família, que fez liberações por 18 anos.
A nova versão do programa é maior e conta com mais atendidos. Entre o final do ano passado e agosto de 2022, o Governo estima que mais de 5 milhões de pessoas tenham passado a fazer parte do projeto social.
Para ter direito ao benefício, o cidadão deve ter uma conta ativa e atualizada no Cadúnico. Além disso, também é necessário ter uma renda per capita de até R$ 210. Além de seguir tais normas, ainda é preciso esperar por uma decisão do Ministério da Cidadania.