Uma parceria do Ministério da Educação com o Ministério da Cidadania permitirá que beneficiários do programa Auxilio Brasil possam realizar o curso de Microempreendedor Individual (MEI). As aulas serão ministradas em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e devem atender cerca de 39 mil alunos.
“O programa realizado em parceria com o Ministério da Cidadania busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro”, informou o Ministério da Educação.
De acordo com o Ministério da Educação, o prazo para a inscrição no Instituto Federal de Alagoas termina na próxima quinta-feira (23). As 800 vagas disponíveis serão preenchidas aleatoriamente por meio de um sistema matemático. As aulas serão ministradas em Maceió e Benedito Bentes entre janeiro e dezembro de 2022.
Para participar da seleção para o curso é preciso ter mais de 18 anos de idade, ser beneficiário do Auxilio Brasil, possuir ensino fundamental completo e procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió.O Ministério da Educação ainda informa que no ato da inscrição é necessário apresentar um comprovante de residência, de escolarização e de recebimento do Auxilio Brasil.
Segundo o Ministério da Educação, o prazo para inscrição no Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi prorrogado até o dia 13 de janeiro. Atualmente o Instituto está oferecendo 350 vagas, onde 300 são no Campus de Teresina Central e 50 vagas são para o Campus Teresina Dirceu Arcoverde.
Para concorrer a uma vaga é preciso ter no mínimo 18 anos, ensino fundamental completo, ser beneficiário do Auxílio Brasil e residir em Teresina. Além disso, o IFPI solicita que seja preenchido o formulário online disponível no site da instituição de ensino. A seleção para o curso será feita por meio de sorteio com o auxílio de algoritmos e cálculos matemáticos.
O Ministério da Educação ainda divulgou que o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está realizando uma seleção com o objetivo de contratar profissionais para ministrarem disciplinas nos cursos de Microempreendedor Individual (MEI), Qualifica Mais Progredir, Eletricista de Sistemas Renováveis e Qualifica Mais EnergiF.
As inscrições para os cargos são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 21 de dezembro de 2021 ao dia 2 de janeiro de 2022 por meio do formulário eletrônico disponibilizado no site do IFNMG. Poderão concorrer às vagas servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e se as vagas não forem preenchidas haverá seleção da comunidade externa.
Famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza podem participar do programa de transferência direta de renda do governo federal, o Auxílio Brasil. Para isso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Para receber o Auxílio Brasil é preciso ser selecionado pelo Ministério da Cidadania e cumprir algumas condições para manutenção do benefício, como o acompanhamento do calendário nacional de vacinação e a frequência escolar mínima.