Ainda na semana passada, o Governo Federal decidiu que permitirá aos usuários do Auxílio Brasil a possibilidade de solicitar um empréstimo consignado. Entretanto, é importante frisar que essa possibilidade ainda não está disponível de fato. Até o momento da publicação deste artigo nesta quinta-feira (24), ainda faltam algumas definições.
De acordo com as informações do próprio Ministério da Cidadania, a possibilidade de empréstimo consignado para usuários do Auxílio Brasil ainda não foi oficialmente liberada porque ainda faltam alguns detalhes. O poder executivo deverá publicar as novas regras no Diário Oficial da União (DOU).
E quando acontecerá? Oficialmente o Governo Federal ainda não cravou uma data. No entanto, dentro do Palácio do Planalto a ordem é dar velocidade para este processo. O plano geral do Ministério da Cidadania é aplicar a liberação o mais rapidamente possível. Eles trabalham com a ideia de fazer novos pronunciamentos sobre o tema ainda nesta semana.
O mesmo processo de espera vale também para os usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com o texto oficial do Governo Federal, a mudança também permitirá que os cidadãos tenham a possibilidade de retirar o empréstimo. Mas assim como acontece com os usuários do Auxílio Brasil, eles também terão que aguardar as novas regras.
O Governo também decidiu que os empréstimos consignados para os usuários do INSS terão um aumento na margem de crédito dos atuais 35% para 40%. Mas a regra também não está em vigor ainda. Neste momento, as pessoas também precisam esperar mais um pouco até que novas regras sejam publicadas.
O que é o crédito consignado
O empréstimo consignado é uma espécie de crédito do Governo que é dado ao cidadão logo depois da solicitação. A diferença dele para os demais tipos de empréstimos, é que ele realiza as cobranças dentro do próprio benefício.
Um usuário do INSS que deseja pedir um empréstimo consignado, consegue uma espécie de adiantamento. Nos meses seguintes, ele começa a pagar o dinheiro na forma de descontos no seu próprio benefício.
No caso do Auxílio Brasil, o empréstimo acontecerá e logo depois o cidadão poderá realizar os pagamentos justamente por meio de descontos no benefício. Dessa forma, ele deixa de receber os R$ 400 completos até completar a dívida.
Mudanças no Auxílio Brasil
Embora não tenha dado mais detalhes sobre os pagamentos, o Governo Federal já bateu o martelo quanto ao consignado do Auxílio Brasil. O tema já está pacificado no Diário Oficial da União (DOU) desde o final da semana passada.
A mudança já está, portanto, definida. Neste momento, o Governo analisa a possibilidade de realizar outras alterações no programa. De acordo com informações de bastidores, uma ala do Ministério da Economia quer subir os valores do projeto.
O Governo Federal deverá dar mais detalhes sobre essas e outras possíveis mudanças dentro de mais alguns dias. Informações de bastidores dão conta de que eles poderão fazer as análises antes do início dos pagamentos do Auxílio Brasil em março.