Auxílio Brasil: Conheça os 9 benefícios do novo programa social

O programa que concederá novos benefícios deve ser implementado em novembro.

Bolsonaro estregou nesta semana, a proposta do Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família, para o presidente da Câmara, Arthur Lira. O programa que concederá novos benefícios deve ser implementado em novembro.

O desejo do presidente da república finalmente será realizado. Após quase um ano tentando substituir o Bolsa Família, Jair Bolsonaro e sua equipe estão trabalhando pesado para a concessão do novo programa de transferência de renda.

A expectativa é que o valor médio disponibilizado pelo atual programa social seja ampliado com a vigência do mais novo projeto. Atualmente, os segurados recebem R$ 189 em média, com o aumento previsto, o salário pode chegar a R$ 400.

Além disso, o novo Bolsa Família deve abrir espaço para novos beneficiários. A previsão é que cerca de 4 milhões de famílias sejam adicionadas aos 14,6 milhões de cidadãos amparados hoje em dia.

Para isso, o Governo Federal visa criar novos benefícios e abonos, sendo três no núcleo básico e seis no núcleo complementar. Assim, as famílias poderão ter um salário maior conforme a sua composição. Confira.

Benefícios do núcleo básico

  • Benefício Primeira Infância

Destinado a famílias com crianças entre zero e 36 meses de idade incompletos.

 

  • Benefício Composição Familiar

Abono direcionado a jovens e adultos de até 21 anos incompletos, que terão que manter os estudos até concluir o nível de escolarização básica.

 

  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza

Este benefício depende dos abonos anteriores. Sendo assim, caso uma família já receba os dois auxílios e ainda a sua renda per capita mensal ficar inferior ao valor referente a faixa da extrema pobreza, receberá uma quantia que não se limitará ao número de integrantes.

Benefícios do núcleo complementar

  • Auxílio Esporte Escolar

Destinado aos estudantes entre 12 a 17 anos integrantes de famílias atendidas pelo Auxílio Brasil, que se destacarem em competições esportivas das escolas brasileiras.

 

  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior

Direcionado a estudantes membros de famílias beneficiárias, que tiveram bom desempenho em competições acadêmicas e científicas. O benefício será disponibilizado por 12 meses, sem limitação de beneficiários em um mesmo grupo familiar.

 

  • Auxílio Criança Cidadã

Pago a famílias que possuem em sua composição crianças de zero a 48 meses incompletos, que não tem acesso a creches públicas ou particulares conveniadas ao governo. Além disso, é necessário comprovar que não possuem fonte de renda. Ainda não foi definido um limite para concessão por núcleo familiar.

 

  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural

Este auxílio será disponibilizado para famílias agricultoras inscritas no CadÚnico. O benefício será pago durante 36 meses.

 

  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana

Destinado aos cidadãos beneficiários do Auxílio Brasil que conseguirem um emprego formal (com carteira assinada), para que continuem trabalhando.

 

  • Benefício Compensatório de Transição

Pago as famílias que passarão pela migração de um programa para outro, Bolsa Família e Auxílio Brasil. O valor será repassado até que o salário mensal seja regularizado.

Veja também: Caixa Tem: Novos serviços via aplicativo em 2021; veja quais são

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.