Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Autoescola não será obrigatória para conseguir CNH, confirma novo projeto

Sem dúvidas, uma das principais reclamações de quem realiza o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o alto custo do processo. No entanto, uma possibilidade de pagar menos para obter o documento pode se tornar realidade caso um novo projeto de lei (PL) na Câmara dos Deputados seja aprovado.

O projeto é o PL 4474/2020, de autoria do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que prevê o fim da obrigatoriedade das aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), ou seja, autoescolas para tirar a carteira de habilitação. O processo, com a aprovação do texto, ficaria “menos burocrático e custoso”, conforme informou o parlamentar.

De acordo com o texto da proposta, para realização de provas escritas, que abrange conhecimentos de legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito terão que oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.

Já no exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito.

Para isso, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos. Além disso, será necessário:

  • não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou
  • ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e
  • não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.

O veículo utilizado pelo instrutor deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além dessa proposta, um outro projeto torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Veja também: CONFIRMADO! Bolsonaro sanciona lei que prevê CNH com validade de 10 anos

59 Comentários
  1. neuza santana Diz

    Tentei tirá carteira.mas não consegui,ainda tenho o exame psicotécnico válido,mas não faço parte do programa que seria pra juventude.o valor é bem alto,acabei desistindo,depois de 4 tentativas nos exames de rua.se o projeto for aprovado,tem alguma chance de ir po esse caminho mas em conta?

  2. Magaivel Diz

    Trânsito é uma merda por causa de vcs que não tem um pingo de educação, educação não me refiro a isso que vcs aprendem em auto escola, falo de educação no sentido de respeito e tolerância, sem esses dois quesitos básicos pouco adianta conhecer toda legislação de trânsito de cor e salteado! Hoje em dia a maioria dos condutores habilitados não respeitam as leis de trânsitos principalmente aquela que diz não poder usar celular ao estar conduzindo um veículo! Depois vem outra série de desrespeitos; não dar preferência e ultrapassar em locais proibido. Aqui se nota esse tipo de pessoas com seus comentários arrogantes elogiando a si mesmo e desfazendo daqueles que escrevem com erros de português. São esses que no trânsito agem com intolerância e se acham os donos da avenida onde conduzem seus veículos.

  3. Jany Diz

    Parabéns a esse nobre deputado que se convalesce das dificuldades da população! Tomara que passe logo essa lei, que demora…

  4. Claudio Diz

    Meu irmão rodou por passar na linha imaginária q dividia as duas pistas ao fazer uma conversão, e uma máfia sim essas autos pois tem muita gente q não tem condição de ter habilitação mas por meios q não compreendo passam Humm te estanho

    1. Marco Diz

      É….mais a dificuldade continua,,o exame é que dentro do contexto CTB impossibilita de se passar no exame de rua…auto escola ensina,mas o estado psicológico do cara n ajuda ,ele converge errado,n da seta , não reduz na HR certa, não desenvolve ….; Aí se for desobrigado fazer auto escola o cara irá ficar calmo????

  5. Rosa de Fatima Derrda Rocha Diz

    Eu penso que a CNH deveria ser gratuita assim como CPF e RG pois são documentos obrigátórios e cobram um absurdo.
    Quem não tem condições anda a pé ou anda ser carteira e tem que comprar comida porque tá mais do que o salário mínimo.
    Aqui na minha cidade é 2.800.

  6. Jociene Rodrigues Batista Diz

    Eu gostei da parte que o próprio instrutor pode nós avaliar .afinal eles sabem se estamos preparados ou não. Porque na hora da prova com outras pessoas ficamos sempre nervosos e erramos muito ,mais não porque não damos conta e sim puro nervoso e medo de errear .

    1. RICARDO Diz

      Boa noite, não é avaliação não kkk, é instrução na via, quem vai avaliar é um agente e axaminador do Detran.

      1. deniel de oliveira Diz

        Acho muito bom está mudança, só espero que tenham fiscalização suficiente para que o instrutor que fez todos os cursos de capacitação não fiquem sem trabalhar por conta de pessoas que acham que pode fazer o mesmo trabalho do instrutor.
        Pois o instrutor está profissionalmente capacitado para passar o ensino teóricos e prático para (ao) aluno.

  7. Alex Diz

    Por que só querem mudar as leis das auto escola muda as leis do Detran tam bém .
    Se os alunos reclamao das auto escola eles tem bem reclamao das provas do Detran então vai ter que mudar tudo os órgão competente tem que mudar tem bem as provas do Detran tam bem

  8. Kátia Diz

    Bom dia, muito bom esse projeto, eu piloto moto mas não consigui tirar habilitação por causa das regras, aquela rampa maldita , no trânsito nunca me envolver em acidente graças a Deus. Sempre respeitando a legislação condutor tem que consciência.

  9. Janusa Diz

    Antes de fazer comentários sem conhecimento de causa , pesquise , analise, saibam que empresas privadas como os CFC,s (autoescolas), são entidades devidamente credenciadas e que respondem por uma parcela significativa da geração de emprego e renda do Estado em que atua .Para conseguir o credenciamento têm que atender aexigências e pagar muitas taxas anuais e mensais. Se a autoescola cobra pra realizar o trabalho e porquê tem que ter de onde tirar os recursos para se manter e mas para continuar sustentando o poder público, sim porquê são as auto escolas e despachantes credenciados que pagam taxas e taxas para os órgãos de trânsito . Você que apoia a extinção das autoescolas poderia em vez de contestar o valor cobrado pelas empresas privadas, poderia fazer o seu papel de cidadão e questionar as taxas e taxas cobradas para tirar sua habilitação

    1. Mário Diz

      Chega de cartórios, que procurem outras ocupações, tenho 62 e na minha época era assim.

  10. Marcos Diz

    Ta e porq quem CNH bate nas ele aprendeu na auto-escola a dirigir e porq que ele bateu em outro carro auto-escola não nuda o caracter do condutor se ele tiver que fazer nerda no trânsito ele vai fazer com CNH ou não ele vai aprender fazer o certo problema eque será que ele vai aplica tudo oq ele aprendeu dentro da auto-escola por tens muitos que não tem CNH e dirigem muito melhor do que um q temha CNH a tempo e que numca berteu o carro que ele está dirigindo sou a favor de termina com as auto-escola sim

  11. Marcos Diz

    Eu acho desnecessário auto-escola porq?pode ter a melhor autoescola do mundo que sempre vai ter condutores despreparados .nem sempre um condutor que fez todo o procedimento dentro de uma autoescola porxemplo vai ser um meia roda porq ?sabe porq quando lá dentro da auto-escola nos somos obrigado seguir as regras dos mesmo serto?tá e aí será que a auto-escola vai tar sempre junto com todos os condutores na rua dia a pos dia fiscalizando todos os condutores que ela formou ?é claro que não !!!então eu digo que auto-escola e uma forma de ganha muita grana .ento eu digo eu sei dirigir a mais de 9 anos aprendi dentro de uma auto-escola sigo os ensimamenntos que recebi e não tenho carteira certo e nunca bati o carro de ninguém .entao eu vejo muitos bater o carro e são varios que com mesmo tendo CNH bater sabe porq que eles batem porq. Querem pular as regras do trânsito si tu seguir as regras do trânsito e bem fácil de si entender não teria acidente por imprudência o principal problema e a auto confiança no Volante e uns fazendo autroppasagem pela direita onde não e permitido só porq o carro esta andando. Na velocidade certa da via e ja começa por aí ne é fora autros acontecimento então auto escola nao muda a forma que o condutor va andar na via porq lá dentro eles encimao o certo nas o ser humano. Que nuda tudo auto escola e só pra tira dinheiro do pobre que tens que aperta seu afazeres pra tentar tira a CNH como o todo e mesno assim não tira eu apoio a extinção das auto escola e a formação que vai mudar muita coisa nas o respeito sim si ninguém que fazer campeonato de formula1 nas ruas não te ria acidentes pateticos por qtens uns aí que é só falta de atenção e desrespeito

    1. Alex Diz

      Uma proposta sem fundamento por que o que os alunos das auto escola mais reclama e da prova final de campo do Detran essa e que era pra acaba. Por que se aprende mais em uma auto escola do que nessa prova de campo do Detran e essa e que determina se vc tá abilitado pra ser um condutor ou não

      1. Adriana Ferr Diz

        Cooncordoooooo plenamente e outra coisa já vi exemplos do profissional penalizar 3 vzs por não passar na prova final. Exemplo porque o aluno esqueceu de ligar o Para brisas Quando começou na chuviscar ele estava encerrando sua prova final.
        Eeeu Acho falta de respeito com os alunos q estão ali Meses tentando ter sua CNH.
        Pq o dia a dia que vai fazer ele ter a prática no trânsito.

      2. RICARDO Diz

        Boa noite, melhor é pegar um monte de CNH prontinha de cada aluno, subir no trigésimo nono andar, e jogar avançooo , pra todo mundo ver a facilidade que é, depois pega o carro e sai por ai atropelando e matando todo mundo ooo…

  12. Flávio Arnoldo muniz Diz

    Vejo tantos comentários absurdos , de pessoas falando mau , do Brasil falando mau , dos políticos mas não fazem nada pra ajudar a melhorar
    Não é uma autoescola que vai te tornar responsável, mais sim as atitudes de quem está conduzido para final de conversa, os primeiros que tem que educar são os pedestres que não usam as faixas de pedestres
    Com cordo com que o preço das auto escola é bem salgado

  13. Leonardo Diz

    Muito bom. as alto escolas ganha muito dinheiro do povo..robo pra todo lado.. o cidadão de baixa renda não pode tirar carteira de motorista muito caro…2.300 numa carteira de motorista..👎. .. parabéns a todos que apoiar está mudança..

  14. Francisco Camargo Diz

    gallocamargo41@gmail.com. Se com a Auto Escola o Brasileiro já dirige Mal imagina sem ,eu acho isso de uma Burrice extrema ,o condutor tem sim que fazer Auto Escola e além do mais os exames deveriam ser mais rigorosos ,pois os atuais são muito moles ,principalmente o psicotécnico deveria ser bem mais rigorosos

    1. CLAUDIO JORGE Diz

      Esse deve ser dono ou sócio de autoescolas.

    2. Mauro Diz

      Nossa ao ler comentários de várias pessoas c dizendo a favor e outros contra a lei que torna desobrigatorio fazer aulas em auto escola para tirar a CNH coisa que quero deixar bem claro sou a favor da lei sim pois auto escola nada mais é que um meio de ganhar dinheiro e roubar a população! Apoio o projeto mas por favor cada analfabeto escrevendo e criticando e a favor das auto escola que dá dó e não sei c dou risadas ou choro por ver a que ponto anda o nível de alfabetização do brasileiro que escreve tudo errado e não tem um pingo de não no que comenta quando uma auto escola forma um motorista responsável motorista cê forma já dês da infância com o pai e ensinando o que e serto e o que é errado no trânsito isto chama c formação de caráter e quase a mesma coisa que cobrar do professor da escola que a criança frequenta porque ele não ensina o filho da gente como respeitar os mais velhos ter bons modos na mesa não ofender as pessoas não ser racista,por favor educação pra vida vem de dentro de casa o ser humano nada mais é que os espelhos dos pais c vc anda fora da faixa de segurança não é a auto escola que vai ensinar o seu Filho a seguir as regras pois vc pegava na mão dele quando pequeno e andava fora da faixa ao atravessar a rua pensem bem antes de escrever um monte de asneiras e aí da por cima tudo errado erros de português que minha nossa kkk e são estas pessoas que vão votar por um país melhor só Jesus na causa a mais uma meus filhos dirigem dês dos 14 anos hoje um tem 19 o outro 20 e dão aula pra qualquer um inclusive em muitos instrutor de auto escola em matéria de ensinar uma pessoa e sim não bebem pra dirigir porque porque foram desde pequenos ensinados que isto não combina e pode tirar vidas de pessoas inocentes e a deles próprias e tenho uma filha com 15 anos que já está quase pronta também pra conduzir um veículo e garanto pra qualquer um que pode pegar ela quando ela fizer 16 levar pra auto escola que ela dará aula c quiserem abraços a todos e desculpa o desabafo mas sou a favor sim de acabar com auto escola

      1. Mauro comédia Diz

        Chamou o pessoal de analfabeto, mas não usou uma vírgula sequer no comentário inteiro… Kkkkkkkk

    3. Geronimo gomes de Moraes Diz

      Acho que se o custo está muito alto o ideal seria fazer uma pesquisa e entrar em
      Acordo com as auto escolas e chegar num consenso , agora antes de expedir a carta acho que tem que ter sim um preparo antes senão vira bagunça, agora se vc acha que está apto a tirar a carta sem ter as aulas obrigatórias deveriam liberar vc a fazer o exame e se repetir tem que passar pela escola sim . Oque o povo brasileiro tem que entender que tirar uma licença pra dirigir um veículo auto motor é coisa de responsabilidade não é brincadeira não.

    4. Sanne Ferreira Diz

      E o bom seria que loucos como você nunca poderiam ter habilitação. É cada uma. Ohhh povim mal informado.

  15. Diego Diz

    Olha que benção chupa seus bando de usurpador,auto escola cobra um absurdo só pra fazer o intermédio entre você e o Detran,a maioria do dinheiro que é gasto é uma habilitação fica na auto escola,bandonde bandidos fila da puta.

  16. Marcos Douglas Gomes Pereira Diz

    Kkkk meus parabéns que proposta magnífica você acha que eu sendo um candidato a minha habilitar eu iria procurar uma pessoa sendo que na maioria das vezes irá me cobrar o mesmo valor de uma autoescola é claro que eu iria procurar uma outra escola que tenha capacidade e já está no ramo quantos empregos não estaria retirando dos CFC proposta suas deveriam ser exatamente nas taxas que são um absurdo quando um trabalho de um instrutor é bem feito ou de uma auto escola paga o preço quem quer pelo ensino de qualidade é por isso que o trânsito brasileiro hoje é um dos que mais mata no mundo pois existe proposta de leis tolas se é difícil controlar o CFC que são credenciados imagina um tanto de pessoas dando aula a reveria para todo mundo onde seria a fiscalização todo mundo iria aprender as manias sendo que cada banca exige regras diferente só que porém a lei é a mesma no artigo do CTB confirma que as bancas decide o ensino de cada cidade sendo que a leis são as mesmas achou a proposta inaceitável torço para não virar vigor

    1. Maria Diz

      Concordo com você. O trânsito já é uma merda do jeito que é pq tá cheio de instrutor que não ensina direito e aluno que não tá apto pra fazer a prova pq simplesmente não sabe dirigir e faz uma cagada atrás da outra. E ainda tem gente que acha ruim quando precisa fazer mais aulas. PRECISA E MUITO! É cada bosta que o povo faz e a gente vê no trânsito todo dia, que chega dá nojo!
      É um tal de dispensa seta, um povo que vai ultrapassar e pisa no freio ao invés de acelerar pra fazer a ultrapassagem, uns que se acham donos de tudo pq pagam a bosta de um IPVA e grudam na faixa de ultrapassagem como se não houvesse amanhã, e coitado de quem pedir passagem.. corre o risco de tomar um tiro pq eles ainda se acham os certos…. Tem outros que ficam atrapalhando o trânsito… Numa via de 3 faixas, ficam os 3 andando na mesma velocidade e impedindo qualquer outro veículo de ultrapassar, e tenho dó de quem pedir passagem… Sem contar os energúmenos que não dão passagem a viaturas de emergência, ambulâncias, etc… E muitos quando saem da frente, ainda grudam atrás da ambulância pra poder sair na frente… Fora os que ultrapassam e transitam em acostamento em rodovias, que vão fazer balão e tão na faixa da direita, e entram na frente de quem tá na esquerda sem se quer sinalizar… Não param em faixa de pedestres, estacionam o carro em esquinas, não dão a preferência em paradas OBRIGATÓRIAS… E outras porcarias mais!!!! Tomara que isso não passe… Pq se passar, convoco a todos pra comprar cavalos, pq será impossível dirigir com tanta inaptidão nas ruas!!!

    2. arivaldo Diz

      só um lembrete para vc antigamente se tirava cnh e não era obrigatório a auto escola e não tinha essas imprudência q tem hj será q as auto escola estão ensinando certo msm e a respeito do desemprego eles msm podem ser os instrutores vc nem pensou nisso concerteza vão ganha mais do ganham na auto escola eles vão ganha um valor por aluno gostei muito nova lei super aprovada

    3. vicente gomes Diz

      Colega tem baixar o preço da habilitação. Pra tirar uma carta hoje e muito caro.

    4. ARTEMIS MENDONCA DA ROCHA SILVA Diz

      Bom dia meu amigo, concordo plenamente com o que vc falou, porém lá fala que a auto escola vai se tornar optativa, ou seja, não vai ser obrigatório. Porém quem quiser fazer pela auto escola vai continuar podendo fazer. Então isso torna inviável que um instrutor por fora venha a querer cobrar o preço de uma auto escola, pois se assim for será muita burrice da pessoa que estiver tirando sua habilitação fazer direto com um instrutor ao invés de fazer pela auto escola.

    5. Rafael Diz

      Bela cópia do sistema americano, ctrl c, ctrl v.
      Só podia ser MBL kkkk
      O bom é que vai sair mais barato.
      O ruim é que haver mais desempregos. Deve ser outro momento esse projeto, agora é recuperar empregos, economia e produção.
      E nessa situação de hoje gerar desemprego é Burrice ou Falta de raciocínio! O Kim tem os dois defeitos.

  17. Jorge Henrique Barbosa da Silva Diz

    Olá queria saber se já está valendo esse projeto já ou e só para o ano que vem?!

  18. Eva Conceição Alves de lima Diz

    Verdade muito dinheiro roubado da gente assim na cara dura ,além de te rodarem tu tens que pagar mais aulas ainda, termina fala pra vc que não está apta ainda a fazer a prova !! Mais um dinheirinho perdido tu paga pra respirar nas auto escolas ,tem que mudar isso mesmo !

  19. Alessandro Peixoto Diz

    Com certeza vai ficar mais caro. O camarada vai cobrar uma fortuna.

  20. Aníbal Neto Diz

    Neste país só acredito vendo . Garanto q não vai baixar valores num país q o salário médio é 1.500 cobrar 2.000 por uma carteira q tds teriam q ter direito é roubo!!!

  21. Luan Cabral Macedo Diz

    Excelente noticia, estou tentando fazer adição de categoria na auto escola muito caro, uma burocracia, seria tudo mais fazer acerta todos os custo direto com o instrutor acabar com esses terceiros, parabéns pelo projeto.

  22. Paulo Cláudio Diz

    Sempre vai ter os contras que se achao os melhores com nunca esytivese pasado por um aprendisado nasseu sabendo tudo vamos des boroquisar vamos acabar com a mafia das autos escolas que envolvem um monye de corupyos tirando dinheiro de ytrabalhadores ate mesmos os governos tem que acabar com ytoda essas burocracia qual documento que for fazer eaquele monye de papeis e varios luhares parair e um monte de taxas acerem pagas fora as propinas

    1. Valdimir pereira de carvalho Diz

      Seria bom quem tivesse na faixa dos 16 anos já poder tirar a “CNH”. Se ele passar em todos os testes, ele já está bom pra andar em trânsito, pq sei que tem muitas pessoas nessa faixa etária que já tem juízo e responsabilidade pra andar no trânsito.

  23. Denisdomishow@hotmail.com Diz

    Pra fala a verdade eu gostaria era de ver esse país ser como os outros.
    Pq vc paga para fazer sua CNH e só recebe a definitiva depois de um ano isso é uma vergonha.
    Se agente faz e pq queremos dirigir logo.
    Agora de vc dirige com a provisória toma muta perdi a carta aí tem que paga pra fazer novamente o país de umas leis muita ruins e de governantes lixos

  24. Vanessa Luiz Pereira Diz

    Boa tarde. Fiz o processo duas vezes e não passei. As pontuações são muito “duras” pra quem não sabe dirigir. Ou vcs, que dirigem nunca deixaram o carro “morrer” ou esqueceram de dar uma seta. Se duvidar, fazem isso até hoje. Somente a prática poderá nos tornar pessoas experientes no trânsito. Ou vcs esqueceram que um dia foram despreparados?

    1. Hélio makoto Kazihara Diz

      Às vezes, uma DESPREPARACAO que vc comete, dependendo da situação ou do local, pode ser fatal. Com trânsito não se pode dar mole, têm que estar preparado, se depois que tira habilitação se comete erros, é por pura irresponsabilidade, TEM QUE ESTAR APTO SIM A DIRIGIR COM TODAS AS REGRAS

  25. Luiz Diz

    Meio salário só pra levar carro para teste Detran aí sim e certo

  26. Udisom dos santos rosa Diz

    Como si nas auto escola não tivesse os famosos quebras, condutores saindo sem saber dirigir kkk este é o Brasil!!!

  27. CARLOS Diz

    Enfim…

    não vai mudar em nada porque as auto escolas de hoje já não ensinam nada e muito mal aprovam a maioria que não tem a mínima condição de estar atrás do volante….

    Em resumo, essa lei só veio para piorar o que já está ruim…

    Vai despejar na rua uma porção de pessoas despreparadas para dirigir e tornar o trânsito que hoje em dia já é caótico com os atuais “motoristas” recém habilitados, rodovias e ruas intrafegáveis onde motoristas competentes e experientes travam uma guerra diária para chegar ao seu destino com rapidez e segurança, já que sofremos com constantes atentados por parte desses recém habilitados que não tem nem 1 ano de Permissão, se achando Azes do Asfalto…

    1. Luis Fernando Diz

      Nada a ver isso o que tu disse. Mesmo com autoescola, o trânsito brasileiro é caótico e cheio de acidentes fatais. E outra coisa: Tu vai precisar aprender as leis de trânsito e primeiros socorros ainda mas essa matéria não será mais obrigatória pela autoescola, tu pode aprender em casa mesmo para chegar no dia da prova, ou seja, a prova ainda vai ser obrigatória. A diferença é que, as aulas teóricas não vão ser mais obrigatórias na autoescola, então a redução de custos será bastante perceptível, não quer dizer que não será obrigatório o estudo, ele apenas vai ser livre para estudo em casa, não com horários gastos na autoescola. Não seja mais um que não lê direito e gosta de criticar sem saber.

      1. Mmarias Diz

        Adorei Fernando , é isso ai …gastei mais de 5 mil e ate hoje nao tirei minha abilitação .Roubam de todas as formas aqui no RJ .Passei em tudo ….sabe o que é tudoooo…cheguei fazer baliza,cheguei fazer todo percurso, quando ela falou a prova termina aqui ,parei o carro desliguei fui reprovada porque parei onde acabou a prova e desliguei o carro . Olhei para avaliadora pra ela dizer Parabens ! Ela me disse NAO vc esta reprovada desligou o carro sem eu mandar.isso sim é revoltante . Fora outros roubos que passei.

        1. Antonio Ricardo Diz

          Quando tirei a minha habilitação fiz a prova cinco vezes sendo reprovado por quatro vezes por coisas insignificante como por exemplo não botou a cabeça pra fora ao sair da baliza, deixar o carro morrer. Hoje quando vejo um carro de autoescola tenho total paciência porque sei que ali tem alguém gastando dinheiro. E é triste ver pessoas colocando a culpa do transito nos novos motoristas. Será que essa pessoa já nasceu dirigindo?

        2. arivaldo Diz

          no meu caso fiz tudo certinho e ele ainda me deu os parabéns falou q dirijo bem quando cheguei no Detran pra v o resultado tinha perdido em sinalização atrasada sendo q temos q esperar ele nos dizer onde vamos entra e eles só avisa quando estamos a dois três metros da entrada isso é revoltante pensem na raiva q fiquei q se eu encontro cm o avaliador eu matava ele o fdp

    2. Vanessa Luiz Pereira Diz

      Boa tarde. Fiz o processo duas vezes e não passei. As pontuações são muito “duras” pra quem não sabe dirigir. Ou vcs, que dirigem nunca deixaram o carro “morrer” ou esqueceram de dar uma seta. Se duvidar, fazem isso até hoje. Somente a prática poderá nos tornar pessoas experientes no trânsito. Ou vcs esqueceram que um dia foram despreparados?

  28. DalterLS Diz

    Que cagada! É claro que os instrutores (malandros) vão passar todos os alunos de primeira, visando o lucro por quantidade, soltando gente despreparada no trânsito. É o mesmo na educação, os jovens passam de ano sem saber ler e escrever. Não é uma questão de burocracia, deve se exigir que o candidato esteja preparado na teoria e na prática. Se não for capaz, está fora do jogo. Com essa história de “agente queremos e agente podemos “, qualquer pessoa sem o mínimo de capacidade e controle vai poder ir para o trânsito. Aeeeeê Brasil, o país do “jeitinho “…

    1. Leandro de Oliveira Martins Diz

      Viaja não, cara! A instrução por parte de um profissional devidamente licenciado não será obrigatória, por tanto, não haverá tal exigência. E quem tem poder para aprovar ou não um candidato é somente o examinador do órgão estadual de trânsito. Com ou sem o intermédio do instrutor haverá a possibilidade da aquisição da CNH. O candidato será avaliado da mesma forma que hoje, com as mesmas exigências tanto no exame escrito quanto no prático. Caberá ao próprio avaliar se está apto ou não a prestar os exames. Assim ocorre com vestibular, concurso público e etc.

  29. Lenilda Barros de Andrade Diz

    Agora

  30. Sergio luiz vieira Diz

    Vou fazer um comentário sim . E esse comentário e pro nosso governo nosso presidente nos temos com sertesa o melhor e maior presidente do mundo .vem trabalhando muito pro nosso país pro povo brasileiro. Pra ficar ainda melhor e so pegar o sal. Essa riquesa que também é do povo não só de alguns e hora de começar pegar distribuir algumas riquezas pro povo brasileiro tão roubado e injustissado por alguns espertalhões durante ja a muito tempo o caso não é só pegar a riquesa distribuir o que é do povo. Falam tantas babuselas esquecem de faser o que tem que faser. Digo só o dinheiro do sal que eles pegam ninguém planta sal vocês já viram alguém plantar sal nao. Então pegava um político desse ai em Brasília que não tivesse fasendo nada desingaveta esses projetos tão bonito do nosso querido Tancredo Neves e do também tão querido sr Leonel brisola . Em homenagem e o mínimo que eles merecem onde eles estão eles iriam adorar . Todo o sal que fosse vendido nos supermercado brasileiros cada quilo o dinheiro iria pros asilos creches orfanatos. Com sertesa iria desafogar o governo . E o povo iria viver um pouquinho melhor seria mais uma forma do governo federal turar maus um pouco de dinheiro desses ladrão . O sal e nosso e de todos . Eu se tivesse ai em Brasília eu iria botar essa lei no mesmo dia e so querer. Em homenagem a Tancredo e brisola. Eles tinham esse projeto ficou ai parado arquivado. Esse dinheiro iria ajudar muito o Brasil e o nosso governo. Que Deus de visão o nosso presidente se Paulo Guedes e Rodrigo Maia. Sou Sergio sou do Rio.pense nisso nesse projeto homenagem Tancredo sr brisola. Pode publicar mande pra Brasília pra cima até pro Japão pode ser que um japonês vem aqui e bote essa lei a lei Tancredo a lei do sal. Emporiodosergio2017@gmail.com

    1. Carlito Diz

      Mais um bolsonminion que não sabe ao menos redigir um comentário, Maior e melhor presidente kkkkk que piada… Nossa País sempre vai estar na merda, enquanto não houver uma reforma na constituição que só favorece o senado, nosso país vai ser sempre o país de terceiro mundo devido a roubalheira dos mais fortes.

    2. ALF Diz

      Seu texto está péssimo! Mal redigido, pontuado, horrível.
      Esqueceu de escrever que seu desgoverno é CORRUPTO e o pior na história do Brasil.

      1. Sanne Ferreira Diz

        E vc esqueceu de pontuar que o melhor governo foi o do PT que tirou milhões de brasileiros da pobreza e do analfabetismo.Deu dignidade a nação. E agora, estamos prestes a voltar ao terceiro mundo graças a robalheira desenfreada do governo Bolsonaro. VIVa LuLa. ViVa O PT. Bolsonaro deve pagar na cadeia por ser ladrão e corrupto. Uihhuuuuu!!!

  31. francisco c sousa Diz

    muito bom esses informativo , ficamos bem informador

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.