Encima ou em cima: Qual a forma correta de usar?

Palavras homônimas homófonas que apresentam a mesma grafia e significados distintos

Encima ou em cima? Essas duas expressões fazem parte da gramática da língua portuguesa e ambas estão corretas. Encima e em cima são palavras homófonas que possuem a mesma pronúncia, porém suas grafias e significados são diferentes.

É comum ficar em dúvida se a forma correta de escrever essas palavras é encima ou em cima. A expressão em cima é uma locução adverbial que indica a parte mais elevada, na parte superior, sobre, etc. Em cima é antônimo de embaixo.

Já a palavra encima é uma conjugação do verbo encimar, que é sinônimo do verbo coroar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.

Fazendo uma referência a sinônimos e antônimos, é possível dizer que em cima é antônimo de embaixo e encima é sinônimo de coroa (conjugação verbal).

Encima ou em cima: quando usar cada uma delas?

Apesar de muitos desconhecerem a palavra encima, as duas palavras estão corretas e fazem parte da língua portuguesa. No entanto, é valido ressaltar que a depender do contexto que forem empregadas, elas podem apresentar erros.

– O copo está em cima da pia

– O copo está encima da pia.

O exemplo acima explicita a intenção do enunciado, ao dizer que o copo foi deixado sobre a pia. Desse modo, o que melhor cabe nesse contexto é a expressão em cima, que exerce a função de advérbio de lugar.

A palavra em cima, escrita de forma separada passa a ideia de que algo está em uma posição mais elevada, ou seja, em um lugar mais alto. Isso significa que a primeira frase está correta e a segunda frase está errada.

– O laço branco em cima a cabeça da menina.

– O laço branco encima a cabeça da menina.

No exemplo citado, a palavra encima, escrita de forma junta, é a conjugação do verbo encimar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Portanto, a primeira oração está errada e a segunda está escrita de forma correta.

Em cima: locução adverbial

Locução adverbial de lugar, a expressão em cima significa a parte superior ou mais elevada de alguma coisa. A locução transmite a ideia de que algo está em um lugar mais alto ou sobre o outro. Logo, em cima, escrita de forma separada, é o antônimo da palavra embaixo.

Exemplos com a expressão em cima:

– Quando cheguei em casa, ele estava no quarto fica lá em cima.

– Deixei o copo em cima da mesa para você pegá-lo.

– Ela preferiu não emitir sua opinião sobre a polêmica porque está sempre em cima do muro.

– Você só deixa para fazer as coisas em cima da hora!

O contrário da expressão em cima é a palavra embaixo que deve ser escrita de forma junta em uma só palavra. Em cima, por sua vez, é escrita separada formando uma locução adverbial.

Exemplos:

– A roupa está em cima da cama.

– O convite está embaixo do livro.

 

Encima: verbo encimar conjugado

Conjugação do verbo encimar, a palavra encima, escrita junto, é a forma conjugada do verbo encimar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do modo imperativo.

A palavra não é muito conhecida e muitos nem sabem que ela existe, uma vez que o verbo é pouco utilizado. O verbo encimar é sinônimo de coroar, alçar, elevar e rematar e significa colocar ou se situar em cima ou no alto.

 

Verbo encimar – Presente do indicativo

Eu encimo

Tu encimas

Ele encima

Nós encimamos

Vós encimais

Eles encimam

 

Verbo encimar – Imperativo

Eu —

Tu encima

Ele encime

Nós encimemos

Vós encima

Eles encimem

 

Exemplos com verbo encimar

– O chapéu dourado encima a cabeça da princesa.

– A cruz encima aquela igreja

– A tiara encima a cabeça da garota.

 

Encima ou em cima: palavras homófonas

Por ter a sonoridade idêntica, muitos confundem as duas palavras. Encima e em cima são chamadas de palavras homônimas homófonas, ou seja, trata-se as de palavras que possuem a mesma pronuncia, com grafias e significados diferentes.

As palavras homófonas são aquelas que possuem o mesmo som, apesar de ter outro significado e ser escritas de formas diferentes. Ou seja, são duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos, porém possuem letras que as diferenciam quanto à escrita, bem como, possuem outro significado.

Para não confundir quando for escrever encima ou em cima, é preciso prestar atenção no contexto e lembrar que as duas palavras são de origens diferentes. Encima é um verbo conjugado na terceira pessoa do presente indicativo, já em cima é uma locução adverbial de lugar.

 

Curiosidades

  • É comum a escrita da palavra em cima, escrita de forma junta e com m – emcima. Nesses casos, trata-se de um erro ortográfico. O erro ocorre, pois é comum os falantes equivocadamente estabelecerem uma analogia com a escrita do advérbio embaixo, que é escrito de forma junta;
  • Além de encima ou em cima, é comum a confusão do uso das locuções em cima, por cima e acima. Porém essas expressões não podem ser usadas como sinônimos. Acima é um advérbio que indica na parte mais alta; em cima é uma locução adverbial que tem o sentido de na parte superior, com contato; e por cima também é uma locução adverbial que tem o sentido de na parte superior, porém sem contato;
  • Na linguagem informal, usa-se ainda expressão dar em cima, que se refere a alguém que está cortejando ou interessado em uma pessoa.

 

Resumo sobre em cima e encima

Em cima ou encima, ambas as formas estão corretas dentro da gramática do português do Brasil. Porém, elas têm significados diferentes e são usadas de formas distintas.

A palavra ’em cima’ é uma locução adverbial e significa na parte mais elevada. Já ‘encima’ vem do verbo encimar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do modo imperativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.