Dicas para interpretar textos de modo prático

A leitura é fundamental para a construção de conhecimento. No entanto, tão importante quanto ler o que está escrito é compreender as informações que estão sendo apresentadas no texto. A interpretação textual amplia o domínio da língua e contribui para uma comunicação mais efetiva.

Comum a todas as áreas, essa ferramenta é crucial para desenvolver o pensamento crítico e faz toda a diferença para alcançar uma boa pontuação. Veja algumas dicas para te ajudar com a interpretação de textos.

Dicas de como interpretar textos de modo prático

De início, é preciso entender que toda leitura depende dos conhecimentos prévios do leitor acerca do assunto tratado. Quanto maior for o repertório, mais fácil será a compreensão. Muitas vezes, ao ler um texto, você descobrirá informações novas, mas também vai reconhecer outras que já sabia.

Busque aprofundar o entendimento nos conceitos novos que surgirem e descubra como esses aspectos constroem o significado do texto. Nesse sentido, uma dica é sempre ter um dicionário ao lado. Todas as vezes que se deparar com uma expressão diferente, procure o significado dela e anote. A medida que seu repertório for aumentando, não haverá mais necessidade de recorrer ao dicionário.

Hoje em dia, há inúmeros suportes para leitura disponíveis, principalmente no meio digital. No entanto, a experiência de ler um texto físico pode trazer resultados mais efetivos. Ter contato com o material impresso e fazer anotações durante a leitura aumenta a memória a longo prazo e ajuda principalmente na retomada das informações absorvidas.

Outra estratégia que facilita a interpretação são as paráfrases. A paráfrase consiste em explicar ou resumir em suas próprias palavras a ideia trazida pelo autor. Há três tipos principais: a paráfrase de resenha, a paráfrase de resumo e a paráfrase de esquema. Vale a pena conferir cada tipo e testar o que mais funciona para você.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.