Au Pair: entenda essa modalidade de intercâmbio

O intercâmbio é uma viagem que tem como objetivo principal adquirir conhecimentos interculturais por meio de experiências em outro país. Ele pode ter um cunho profissional, acadêmico ou exploratório. O processo varia bastante de acordo com o programa escolhido, as opções são diversas.

Uma das modalidade de intercâmbio mais visadas hoje em dia é o Au Pair. Confira abaixo mais detalhes sobre esse forma de conhecer outra cultura.

Como funciona o programa de Au Pair?

O Au Pair se diferencia dos formatos tradicionais profissionais e acadêmicos pela função. Nele o intercambista viaja para cuidar dos filhos de uma família anfitriã no país de destino. A duração geralmente é de um ano. Nesse período, você mora com a host-family e, além de cuidar das crianças, organiza a casa e dá conta de outras atividades rotineiras.

O serviço prestado pelo intercambista é pago através de um salário previamente definido por ambas as partes. Com ele você pode dar conta dos custos de passagem, documentação necessária e outras despesas do dia a dia.

A grande vantagem dessa modalidade é que o Au Pair pode ficar até dois anos no país de seu interesse enquanto recebe remuneração pelo trabalho exercido. Isso ajuda a ter ampla imersão na cultura daquele local e a desenvolver o idioma.

Além disso, como a hospedagem é na casa da família anfitriã, não é necessário se preocupar com essa despesa de moradia. Em contrapartida, lembre-se que você irá morar com seus chefes, e isso vai requer uma boa capacidade de adaptação aos costumes locais.

A rotina de trabalho varia conforme o país. Em alguns deles essa modalidade de intercâmbio é regulamentada. Isso significa que o Au Pair pode contar com uma série de amparos legais para realizar sem trabalho sem maiores preocupações.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a carga horária de trabalho é de aproximadamente 45 horas semanais com possibilidade de prorrogação de contrato. Os requisitos básicos para participar é ter entre 18 e 30 anos, habilitação de motorista e, pelo menos, o Ensino Médio completo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.