Atualização gratuita para o novo Windows já começou; veja como baixar

Microsoft vai disponibilizar atualização aos poucos e novos computadores já vêm com Windows 11 pré-carregado

O Windows 11 foi lançado oficialmente ontem (5/10) e a atualização gratuita já começou a ser disponibilizada para os usuários. De acordo com a Microsoft, a atualização do novo Windows será oferecida em fases, como foi feito com o seu antecessor, que hoje é utilizado por 1,3 bilhão de dispositivos. 

Para quem deseja comprar um novo notebook ou desktop, os equipamentos das fabricantes Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, Multilaser, Positivo e Samsung a serem lançados a partir de agora já devem ser compatíveis com o novo sistema operacional. Estes novos estarão pré-carregados com o Windows 11, enquanto aqueles que ainda estão com o Windows 10 devem ser os primeiros a receberem a atualização.

LEIA MAIS: Microsoft apresenta o novo Windows

Já quem não pretende trocar de PC, a Microsoft disponibilizou o aplicativo Verificação de integridade do PC (no fim desta página), que pode diagnosticar o computador com Windows 10 para saber se ele é elegível para a atualização gratuita. Ao baixar o programa e executá-lo, o usuário pode ter uma primeira vista sobre a elegibilidade do seu PC para o Windows 11. Se o dispositivo for compatível e a atualização já estiver pronta, a opção de baixar e instalar será exibida. 

Por que a distribuição faseada?

Em um artigo, o gerente de programas, manutenção e entrega do Windows, John Cable, explicou que a disponibilização faseada do novo sistema é uma forma de trazer mais tranquilidade ao usuário. Nesta primeira fase, a atualização será oferecida para novos dispositivos elegíveis. 

Depois, como nas distribuições anteriores, a Microsoft estudará os dados de integridade do dispositivo de cada usuário e outros sinais para determinar o ritmo em que o Windows 11 será oferecido através do Windows Update. Com o decorrer do tempo, o novo Windows deve chegar para os computadores que tenham hardware e outros fatores compatíveis com a atualização. 

De acordo com Cable, se você tiver um PC com Windows 10 elegível para a atualização, o Windows Update informará você sobre a disponibilidade da atualização através da página Configurações do Windows Update. A expectativa é que a atualização para o Windows 11 seja oferecida a todos os dispositivos Windows 10 elegíveis até meados de 2022

As novidades do Windows 11

De acordo com a Microsoft, o novo Windows foi desenvolvido pensando no usuário no centro. Isso é exemplificado pela novidade mais visível: o botão Iniciar no meio da barra de tarefas. A desenvolvedora explica que isso facilita o acesso rápido ao conteúdo e aos aplicativos nos quais está interessado. Para quem é usuário do Microsoft 365, ali ficarão disponíveis os arquivos recentes nos quais tem trabalhado, independentemente do dispositivo que estava usando, mesmo que fosse um dispositivo Android ou iOS.  

Outra novidade é a introdução do Widgets: um novo feed personalizado no usuário baseado em inteligência artificial (IA) e na web. Para abri-lo, só é preciso realizar um clique ou deslizar o dedo da esquerda para a direita, sem qualquer interferência, “pois os widgets deslizam pela tela como numa folha de vidro”, como descreve a Microsoft. 

O acesso ao Microsoft Teams também foi facilitado. Com um clique, é possível utilizar uma conta pessoal para conversar, fazer uma chamada por voz ou vídeo com amigos, familiares e outros contatos, independentemente do dispositivo ou da plataforma: Windows, Mac, Android ou iOS. Também é possível participar e uma conversa por meio de mensagens de texto via SMS. 

A nova loja Microsoft Store no Windows também promete oferecer mais programas, além de integração com aplicativos Android. Ou seja, apps como o TikTok e outros que não estão disponíveis hoje, deverão estar disponíveis no novo sistema operacional. 

Para os gamers, o Windows 11 vai passar a oferecer mais recursos. Se o PC tiver uma tela compatível com HDR, o Auto HDR atualizará automaticamente mais de 1000 jogos DirectX 11 e DirectX 12 para uma gama muito mais ampla de cores e brilho. O Windows 11 também inclui a capacidade de ativar ou desativar o HDR automático por jogo. Outros recursos para games e integração com produtos para Xbox também estarão disponíveis, incluindo o Game Pass.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.