Atualidades: tipos e usos de iluminação solar

As vendas de iluminação solar dispararam em resposta à demanda global por fontes de energia menos intensivas em carbono e como uma estratégia para aumentar a resiliência energética em face de condições climáticas extremas e outros desastres naturais que deixam os sistemas de energia centralizados vulneráveis.

Também está ajudando a atender às necessidades de energia das regiões em desenvolvimento, onde a conexão a uma rede elétrica centralizada é difícil ou impossível.

A iluminação solar fornece iluminação barata, atraente e de baixa manutenção para residências, empresas e infraestrutura pública, ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental.

Quando pensamos em iluminação solar, existem duas categorias amplas: iluminação externa e interna. Veja alguns dos muitos usos da iluminação solar.

Luzes de rua e estacionamento

O investimento em energia renovável, eficiência energética e outras abordagens de planejamento sustentável levaram a um rápido crescimento da iluminação pública solar para cidades.

Lâmpadas movidas a energia solar fornecem às cidades uma maneira barata de iluminar ruas, calçadas e estacionamentos, criando melhor segurança para pedestres e motoristas. Eles normalmente incluem um poste de luz e uma luminária alimentada por um pequeno painel solar anexado ao poste.

Isso torna cada lâmpada independente e capaz de gerar eletricidade livre de carbono sem a necessidade de conexão a uma rede central e tem o benefício adicional de reduzir os custos gerais de instalação.

Luzes de trânsito

Os semáforos movidos a energia solar não são apenas econômicos; eles podem salvar vidas durante quedas de energia e em locais sem fontes confiáveis ??de eletricidade, garantindo a operação consistente e ininterrupta dos sinais de trânsito.

Luzes de sinalização solar

Às vezes, consideramos natural a iluminação de outdoors, placas de rua e placas de lojas, mas a iluminação adequada é muito importante para obter uma sinalização eficaz. Luzes de sinalização solares fornecem uma maneira para empresas e serviços públicos destacar informações essenciais enquanto economizam dinheiro em eletricidade. Eles vêm em uma variedade de níveis de brilho, dependendo das necessidades.

Luzes de jardim

As luzes solares se tornaram extremamente populares para uso em jardins, pátios e restaurantes ao ar livre. Eles fornecem segurança e estética e vêm em uma ampla variedade de estilos e produtos.

As luzes do gramado podem destacar recursos atraentes do jardim, como canteiros de flores, árvores ou esculturas. As luzes da piscina iluminam os elementos da água como piscinas, lagoas e fontes. Uma série de luzes solares pode ser esticada em um pátio, varanda ou entre árvores para adicionar um toque de ambiente festivo. A iluminação do solo ao longo de uma passarela, entrada de automóveis ou degraus melhora a segurança e fornece um elemento de design atraente.

Velas solares

Adequadas para uso interno e externo, velas e tochas movidas a energia solar sem chama são uma alternativa segura para uma vela real. Os designs modernos apresentam “chamas” cintilantes realistas que se assemelham à coisa real, mas evitam o risco de incêndio e derramamento de cera quente.

Lâmpadas solares de mesa

Uma lâmpada de mesa solar é um ótimo acessório para um escritório em casa. Por um lado, é sem fio e, portanto, totalmente portátil, o que torna possível configurar uma estação de trabalho remota virtualmente em qualquer lugar, dentro ou fora de casa. Os designs para luminárias de mesa variam de pequenas luminárias de encaixe para livros a variedades de mesa elegantes e robustas. Os candeeiros de mesa, por sua vez, criam ambiente à medida que produzem iluminação.

Como outros tipos de luzes solares residenciais, alguns modelos vêm com um painel solar embutido, enquanto outros devem ser conectados a um painel fotovoltaico externo, mas nenhum dos tipos requer luz solar direta. A energia gerada pelo pequeno painel fotovoltaico é armazenada em uma bateria, que fornece várias horas de luz antes que a lâmpada precise ser recarregada.

E então, o que achou do tema? Ele pode ser abordado em provas de vestibulares, do Enem (que já está se aproximando!), assim como de concursos públicos.

Não deixe de ler também: Atualidades: Países emergentes são afetados pela falta de energia renovável

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.