Atualidades: Resumão sobre o Movimento Feminista

O Movimento Feminista possui caráter social, político e econômico e busca a igualdade de gênero em todas as áreas. 

Além disso, muitas pessoas possuem uma imagem errada sobre o movimento feminista, afinal ele busca a igualdade de direito entre os gêneros e não a superioridade feminina. 

No entanto, dentro do feminismo, várias vertentes surgiram através das diferentes características da sociedade. Por exemplo, o feminismo negro não busca só a igualdade de gênero, mas também a racial. 

O Movimento Feminista poderá aparecer em provas de vestibulares e no Enem, por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre!

Contexto histórico do movimento feminista

O momento exato que o movimento surge se tem ao certo, mas pode-se afirmar que ele ganhou força e encorpou durante a Revolução Industrial pautado na Revolução Francesa. 

Um dos precursores foi o Movimento Sufragista que tinha como objetivo a reivindicação da participação das mulheres nas eleições e teve impacto em vários países possuindo várias vertentes de ação. 

A participação feminina na Revolução Industrial demonstrou que a participação contribuiu para uma visão mais igualitária da capacidade das mulheres. 

Outros momentos fundamentais para o fortalecimento do movimento feminista foi a “Passeata das Mulheres” em Nova Iorque, em 1909, que pediam melhores condições de trabalho. 

No Brasil podemos destacar o acesso das mulheres à educação. No ano de 1987 aprovou-se uma lei durante o Império, que assegurava o direito à educação básica, anteriormente negado. 

O acesso à educação devido a implementação da lei tornou-se um ponto primordial do movimento feminista no Brasil, e no período despertou diversas polêmicas e discussões. 

No entanto, o ensino ofertado aos homens era muito mais amplo quando comparado ao das mulheres, possuindo uma enorme diferenciação de gênero. 

Todavia, o acesso à educação foi libertador para as mulheres, por conta do caráter libertador e a possibilidade de uma reflexão mais ampla para questionamentos, tornando um dos primeiros passos em busca de uma sociedade mais igualitária no país. 

Principais conquistas do Movimento Feminista

Podemos destacar como principais conquistas do movimento feminista no Brasil:

  • Acesso a faculdade em 1879; 
  • Direito ao voto no ano de 1932;
  • Em 1962 foi criado o Estatuto da Mulher Casada, essa medida libertava as mulheres casadas de pedir permissão aos maridos para exercer alguma profissão;
  • Primeira Delegacia da Mulher criada em 1985;
  • Reconhecimento da igualdade entre mulheres e homens na Constituição de 1988;
  • Lei Maria Da Penha criada em 2006, uma das precursoras no combate à violência contra a mulher; 
  • No ano de 2015 houve a aprovação da Lei do Feminicídio, através dela há o reconhecimento do assassinato de mulheres como crime hediondo. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Movimento Feminista?

Não deixe de ler também – Para estudar: Resumão sobre o movimento LGBTQIA+

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.