Atualidades: Impactos da ciência cidadã

No final da década de 1990, a Internet estava disponível para um grupo muito grande de pessoas em todo o mundo – e o conceito de “crowd-sourcing” estava começando a surgir.

Os cientistas viram o potencial de envolver uma comunidade internacional de cientistas cidadãos com as habilidades para enviar informações a um banco de dados de qualquer lugar. Talvez tão importante quanto, tornou-se possível alcançar instantaneamente grupos especializados com habilidades, qualidades e interesses específicos.

Outra grande inovação para a ciência cidadã foi o smartphone. Os aplicativos agora permitem que os cientistas cidadãos realmente realizem pesquisas que antes exigiam equipamentos especializados.

Com os aplicativos certos, os cientistas cidadãos podem identificar facilmente plantas e animais, medir a temperatura e a qualidade do ar, identificar cores e texturas e muito mais – tudo sem gastar dinheiro em ferramentas de pesquisa.

Os cientistas cidadãos também usam uma série de smartphones “embutidos”, como receptores de GPS e câmeras, que aumentam muito o valor de suas descobertas.

Impacto da Ciência Cidadã

A ciência cidadã teve um impacto significativo nos resultados da pesquisa nos últimos anos. Na verdade, de acordo com um estudo, os dados da ciência cidadã geralmente são de alta qualidade e oferecem uma série de vantagens aos pesquisadores que buscam “big data” para análise.

A ciência cidadã também oferece uma série de outros resultados positivos: envolve os cidadãos interessados ??em aprender sobre seu ambiente local e sobre a ciência em geral. Além disso, oferece aos alunos oportunidades de desempenhar um papel significativo no processo de pesquisa científica, às vezes levando a carreiras em ciência.

Hoje, à medida que mais projetos são desenvolvidos com cientistas cidadãos em mente, os pesquisadores também desenvolvem pesquisas e oportunidades de treinamento para cientistas cidadãos de todas as idades. Isso promete melhorar os resultados tanto para os pesquisadores quanto para os próprios cientistas cidadãos.

Curta e compartilhe o artigo!

Não deixe de ler também – Ciência cidadã: Saiba o que é e sua importância

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.