Atualidades: 4 principais poluentes atmosféricos

Eles são expelidos de automóveis e fábricas, flutuam no ar de fazendas de gado e até vêm do solo e de outras fontes naturais. Poluentes atmosféricos comuns são encontrados ao nosso redor e podem causar graves efeitos à saúde, bem como danos ambientais.

Os poluentes atmosféricos são encontrados na forma de partículas sólidas, gotículas líquidas ou gases, e muitos deles são criados pela atividade humana.

As provas de atualidades, assim como de biologia, química e até redações podem trazer à tona os efeitos nocivos dos poluentes atmosféricos.

O que acha de conhecer mais sobre os principais então? Acompanhe a seguir!

Ozônio

Composto por três átomos de oxigênio, o ozônio é criado no nível do solo por uma reação química entre óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos orgânicos voláteis (VOCs) na presença de luz solar.

Dependendo de sua localização na atmosfera, o ozônio pode ser “bom” ou “ruim”.

O ozônio “bom” ocorre naturalmente na estratosfera, de 10 a 30 milhas acima da superfície da Terra e forma uma camada que protege a vida na Terra dos poderosos raios do sol.

O ozônio “ruim” contém gases de escape de veículos motorizados, emissões industriais, solventes químicos e outras substâncias perigosas, formando a maior parte das nuvens de fumaça que se formam sobre muitas áreas urbanas.

Monóxido de carbono

O monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, incolor, não irritante, mas muito venenoso, emitido por processos de combustão que pode reduzir o fornecimento de oxigênio aos tecidos e órgãos do corpo, incluindo o coração e o cérebro, quando inalado.

Em níveis elevados, o monóxido de carbono pode causar a morte. A maioria das emissões de monóxido de carbono no ar ambiente vem de fontes móveis.

Óxidos de nitrogênio

O grupo de gases altamente reativos conhecido como óxidos de nitrogênio (NOx) são emitidos pela combustão de alta temperatura e frequentemente aparecem como uma cúpula marrom de névoa sobre as cidades.

Do grupo dos óxidos de nitrogênio, que também inclui o ácido nitroso e o ácido nítrico, o dióxido de nitrogênio (NO2) é o que mais preocupa a EPA.

Contribui para a formação de ozônio ao nível do solo e poluição por partículas finas e está relacionado a efeitos adversos no sistema respiratório humano.

Dióxido de enxofre

Parte de um grupo conhecido como óxidos de enxofre (SOx), o dióxido de enxofre (SO2) é um composto químico produzido por erupções vulcânicas e processos industriais. As maiores fontes de emissões de dióxido de enxofre são da queima de combustíveis fósseis em usinas de energia.

Na presença de um catalisador como o dióxido de nitrogênio, o dióxido de enxofre pode se oxidar em chuva ácida. Também está relacionado a muitos efeitos adversos à saúde do sistema respiratório.

Gostou de conhecer sobre o tema?

Aqui no Notícias Concursos sempre postamos posts sobre atualidades. Volte mais vezes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.