Coisas que atrapalham o engajamento da equipe

São diversas as situações que atrapalham o engajamento da equipe. Quando o gestor não se dá conta disso, os resultados do time podem entrar em decadência, prejudicando a empresa como um todo. Por isso, manter um olhar atento às interações do grupo, visando oferecer um suporte que minimize esses problemas, é de suma importância para melhorar o desempenho do time como um todo.

Neste texto, elencamos algumas situações que podem prejudicar esse engajamento, para que você possa ficar mais atento a eles. Confira!

Coisas que atrapalham o engajamento da equipe

São muitas as situações que atrapalham o engajamento da equipe. Você, enquanto líder, deve sempre manter uma visão assertiva nesse sentido, para intervir e promover uma atmosfera mais positiva aos seus colaboradores. Vejamos alguns acontecimentos e problemas que podem reduzir a interação saudável dentro do grupo:

1. Falta de comunicação

A falta de comunicação é um problema em qualquer relacionamento humano. Quando a comunicação não é clara, conflitos podem começar a surgir, mesmo que desnecessários. Além disso, pessoas que não costumam se comunicar com clareza podem ir se afastando cada vez mais, a ponto de não haver nenhum tipo de conexão entre elas.

Por isso, o chefe precisa ficar atento se a equipe tem ou não tem uma boa comunicação. E caso não tenha, é necessário intervir para aumentar os momentos de diálogo dentro do grupo.

2. Delegar de qualquer maneira

Delegar as atividades de qualquer forma é uma das situações que atrapalham o engajamento da equipe. Pois pare e pense: imagine você trabalhando em algo que gosta, mas, frequentemente, recebe uma demanda que não tem muita relação com o que você se propôs a fazer diariamente. Com o passar do tempo, esse tipo de situação pode desgastar o seu vínculo com o trabalho, concorda? Além disso, pode impactar, inclusive, na interação dentro do seu time!

Por conta desses fatores, delegar de forma adequada é essencial. Para isso, o líder precisa estar perto dos seus liderados para entender o perfil de cada um e oferecer os melhores caminhos de acordo com cada personalidade.

3. Falta de planejamento e metas claras

A falta de metas e de planejamento também é um dos motivos pelos quais o time pode acabar perdendo o engajamento. Afinal, se eles nem sabem para onde devem caminhar juntos, como poderão se sentir motivados e unidos no dia a dia?

Assim sendo, estabelecer metas com clareza e direcionar o grupo é de suma importância para evitar o “esfriamento” do engajamento.

4. Falta de feedbacks construtivos

E por falar em direcionar o grupo, esse é o papel do feedback e a sua ausência na rotina de trabalho é uma das causas da falta de engajamento do time. Por isso, certifique-se de manter a cultura do feedback saudável sempre em dia, visando auxiliar o grupo nos próximos passos e manter a interação dentro do time. Desse modo, há mais chances de todos terem resultados positivos. 😉

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