Atentado de Anagni: um resumo sobre o evento - Notícias Concursos

Atentado de Anagni: um resumo sobre o evento

Confira!

Atentado de Anagni: aquilo que você precisa saber

O evento conhecido como o “Atentado de Anagni”, também denominado de “Ultraje de Anagni”, aconteceu no ano de 1303.

O assunto pode ser abordado por questões de história geral dentro das mais variadas provas, com um destaque para o ENEM e os vestibulares.

Assim, para que você consiga se preparar da forma correta para a sua prova, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema. Vamos conferir!

Atentado de Anagni: introdução

O Atentado de Anagni aconteceu no dia 7 de setembro do ano de 1303, na cidade de Anagni. As tensões aconteceram entre o papa Bonifácio VIII e o rei francês Filipe IV, também conhecido como Filipe, o Belo.

Filipe queria conseguir alcançar poder absoluto sem interferências da Igreja Católica, o que entrava em conflito com os planos de Bonifácio VIII.

Atentado de Anagni: características

Com os desejos de Filipe, o papa Bonifácio anunciou que poderia excomungar o rei, o que seria um dos maiores acontecimentos do século XIV

A ameaça de excomunhão levou Filipe a convocar uma reunião com as autoridades da Igreja em Lyon, após o conselho de Guillaume de Nogaret, seu conselheiro.

O principal objetivo era julgar e condenar o papa. Porém, a reunião não aconteceu, uma vez que antes que Guillaume pudesse chegar em solo italiano para avisar o papa sobre a decisão, Bonifácio VIII preparou uma bula que poderia consolidar a excomunhão do rei.

Com o objetivo de evitar que a decisão do papa fosse consolidava, Guillaume organizou um golpe que contava com mais de 1000 pessoas. Os homens entraram na cidade de Anagni, local em que o papa se encontrava, e prenderam o papa.

Bonifácio foi espancado e, devido à situação a qual foi submetido, foi fortemente afetado do ponto de vista da sua saúde. O papa voltaria para Roma e morreria no mesmo ano.

Atentado de Anagni: consequências

Uma das principais consequências do evento foi o enfraquecimento do poder do papa e da Igreja Católica. Com isso, a França passou a ter mais influência sobre as decisões da Igreja.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?