Quando se fala em atendimento ao cliente, é preciso se preocupar nas formas de como atendê-lo bem, e como fazer isso com eficiência e qualidade.
Hoje em dia, os cliente estão presentes nas mais variadas formas na internet, seja em redes sociais, grupos de whatsapp, lista de emails, entre outros.
Por isso, é muito importante conhecer bem essas plataformas, para que sua empresa possa prestar um bom atendimento ao cliente.
Foi realizado um levantamento pelo NeoAssist, para compreender melhor a percepção dos executivos brasileiros em relação ao cliente.
De acordo com o levantamento, foi mostrado que 85,2% dos executivos afirmaram que manter a qualidade do atendimento ao cliente é essencial na escolha de uma marca.
E 46,3% dos executivos acreditam que os clientes pagariam a mais por um serviço de suporte melhor.
Dados importantes, pois os clientes são a chave principal do negócio, sendo assim deve ser investido tempo, e dedicação para que o atendimento não perca qualidade.
Porém, se você ainda não conhece os tipos de atendimentos ou pretende melhorar seus canais de atendimento, aqui vão algumas dicas.
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Telefone
O mais comum, e também mais importante, o atendimento telefônico é a porta de entrada da empresa. Um bom atendimento já diz muito sobre seu negócio.
Por isso, é muito importante que sua equipe seja bem preparada e que todos na empresa falem a mesma língua, para não haver erro ao seu comunicarem com o cliente.
O mais adequado é que utilizem um sistema para armazenar o histórico de conversas entre o atendente e o cliente, e que todos da empresa tenham acesso.
Tratar o cliente com educação, simpatia e principalmente saber ouvi-lo é essencial. Cliente gosta de ser bem atendido, ter suas dúvidas esclarecidas e seus problemas resolvidos.
O tom de voz diz muito sobre quem está atendendo, atender um cliente com grosseria, má vontade, será péssimo para imagem da empresa.
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Email
Esse é um canal que é muito prático e oferece credibilidade ao consumidor, desde que usado corretamente.
Afinal, nenhuma empresa quer que seus emails sejam enviados como spam não é mesmo?
Portanto, para que seu cliente receba corretamente seus emails, é preciso que ele seja bem configurado.
Aconselha-se o uso de um gerenciador de emails, que é uma ferramenta que agiliza o fluxo de atendimento e controla as informações.
O email é um canal importante na comunicação entre empresa e cliente pois:
- É discreto, nem sempre por exemplo, o cliente pode atender o telefone durante o expediente, já o email ele tem mais facilidade para visualizar.
- Pode ser enviado e lido a qualquer hora.
- É confiável, o atendimento fica documentado e à disposição do cliente, dando à ele mais segurança.
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Chat
Atualmente, vem se falando muito em atendimento 4.0, que é a forma mais moderna e atualizada de atendimento.
E nele está incluso o chat, inclusive, muitas empresas já trabalham com o sistema 24 horas de atendimento via chat.
Pois como a internet pode ser acessada de qualquer lugar, em qualquer horário, é necessário que tenha um atendente de plantão, para auxiliar o cliente, seja qual for a etapa da compra que ele se encontra.
Lembre-se cliente bem atendido, é cliente que indica e que compra novamente, por isso, além do bom atendimento inicial, é importante o atendimento pós-venda também. Priorize o atendimento ao cliente em sua empresa e obtenha ótimos resultados.