Sem dúvidas, o Pix tem sido um enorme sucesso e está programado para se tornar ainda mais abrangente a partir de abril de 2024. Isso porque, recentemente, o Banco Central anunciou o lançamento do Pix Automático.
Essa será uma nova modalidade que permitirá o pagamento de despesas recorrentes de forma conveniente, eliminando a necessidade de autorizar cada transação separadamente.
De acordo com o cronograma oficial de implementação divulgado, as diretrizes da nova modalidade serão divulgadas em setembro deste ano.
A elaboração do sistema ocorrerá entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024 e a data prevista para os testes é março de 2024.
Com a divulgação dessa super novidade, é natural que milhares de pessoas estejam com dúvidas sobre como será o funcionamento dessa funcionalidade. Dentro desse contexto, organizamos esse texto para esclarecer várias questões relacionadas.
Portanto, continue a leitura para saber muito mais e estar familiarizado com a alternativa quando esta estiver disponível.
Como vai funcionar o Pix Automático?
Basicamente, essa modalidade vai funcionar de forma semelhante ao débito automático. Dessa forma, o usuário terá a opção de autorizar pagamentos antecipadamente através do aplicativo do banco, ou até mesmo utilizando o QR Code e o recurso Pix Copia e Cola.
Essa nova opção de pagamento traz conveniência e praticidade para os usuários, já que irá evitar o incômodo de realizar autenticações repetidas em cada transação.
Além disso, o Pix Automático amplia as possibilidades de uso do sistema, permitindo que contas de diferentes tipos de serviços sejam pagas de forma ágil e simples.
Como por exemplo, contas de serviços públicos gerais, além de mensalidades em academia, escola, condomínio, serviços de streaming, clubes de assinatura e muitos outros.
Vale ressaltar ainda que, esse sistema de pagamentos instantâneos oferece aos usuários várias funcionalidades adicionais, como a possibilidade de definir um limite máximo para os valores a serem debitados, cancelar autorizações a qualquer momento e gerenciar pagamentos recorrentes.
Dessa forma, esses recursos vão proporcionar uma maior segurança nas transações e a ampliação da conveniência e acessibilidade do sistema de pagamentos Pix, tornando-o uma opção versátil para diversas transações financeiras do dia a dia.
Haverá algum tipo de cobrança pela utilização desse serviço?
Antes de tudo, é importante mencionar que o Banco Central vai permitir agora o uso da alternativa de pagamentos recorrentes automáticos, tanto por pessoas físicas como por empresas de todos os segmentos e tamanhos.
Essa novidade representa um avanço significativo, pois elimina a restrição anterior que limitava o serviço de débito automático exclusivamente a grandes empresas.
Com essa mudança, indivíduos e empresas de pequeno e médio porte poderão se beneficiar das facilidades oferecidas pelo sistema de pagamento, trazendo mais conveniência e agilidade nas transações financeiras do dia a dia.
Todavia, vale ressaltar um ponto importante: o Pix Automático será disponibilizado gratuitamente para pessoas físicas. Todavia, as empresas poderão ser sujeitas a tarifas no momento em que recebem os pagamentos.
Você pode se interessar em ler também:
Informações adicionais sobre o Pix Automático
O Pix Automático é uma evolução em relação aos pagamentos recorrentes por essa modalidade de pagamento já oferecidos atualmente pelos bancos.
Enquanto os pagamentos recorrentes tradicionais consistem em várias transações únicas agendadas separadamente, todas com o mesmo valor, a nova atualização permite que os pagamentos sejam realizados com valores diferentes.
Isso é especialmente útil para contas de serviços como água e luz, que variam de mês para mês.
Além disso, uma das principais vantagens desse modelo está relacionada ao débito automático convencional. Atualmente, essa opção depende de acordos entre as empresas e as instituições financeiras.
Isso que pode resultar em custos mais elevados e dificultar o acesso a essa opção para empresas menores. Assim, com o Pix Automático com valores variáveis, essa limitação é superada.
Por fim, vale ainda dizer que, essa nova implementação vai proporcionar uma maior flexibilidade. Afinal, os pagamentos serão realizados de forma rápida, 24 horas por dia, todos os dias da semana, eliminando assim a dependência de horários bancários.
Diante de tudo isso, se configura como uma solução vantajosa tanto para as empresas, quanto para os consumidores. Por um lado, as instituições poderão oferecer uma opção de pagamento mais acessível.
Por outro, as pessoas contarão com maior flexibilidade e conveniência em suas transações financeiras recorrentes.