A assertividade profissional é uma importante habilidade que deve ser trabalhada, todos os dias, para melhorar as tomadas de decisão e assim ter mais coerência na hora de concluir determinada tarefa ou projeto.
Porém, você sabe o que é ser uma pessoa assertiva profissionalmente? E ainda, qual é a melhor forma de desenvolver essa habilidade? Se ainda não sabe, então acompanhe o nosso conteúdo até o fim!
O que é a assertividade profissional?
A assertividade profissional diz respeito à capacidade de ser uma pessoa objetiva e decidida, que sabe o que quer e o que precisa ser feito para atingir determinado resultado. É uma pessoa com autoconfiança, que age com coesão e de forma fundamentada. Isto é, sabe equilibrar as emoções e age de maneira racional, alinhando o trabalho aos resultados e objetivos almejados.
Trata-se, portanto, de uma habilidade fundamental no ambiente corporativo. Uma pessoa assertiva tende a tomar decisões mais interessantes, trabalhando de uma forma muito mais inteligente, otimizada e qualificada.
Como conquistar a assertividade profissional?
Entendido o que é e qual a importância da assertividade profissional, é hora de explorar essa habilidade “adormecida” dentro de você. Preparado? Então vamos lá!
1- Saiba dizer não
Uma pessoa assertiva profissionalmente tem a capacidade de dizer “não” quando necessário. Com isso, demonstra respeito pelo tempo e expectativa do outro, pois deixa claro que determinada ação não pode ser tomada naquele tempo.
A nível de exemplo, pense que o seu chefe lhe pediu mais uma tarefa, que você sabe que não dará conta de fazer. No entanto, você aceita mesmo assim, por medo de dizer não. Mais tarde, o prazo é estourado ou a tarefa é entregue de qualquer jeito…
Aqui, o simples fato de não ter assertividade profissional faz com que você desrespeite o seu chefe, fazendo com que ele tenha que aceitar um trabalho ruim ou simplesmente aceitar um novo prazo.
2- Pratique a autorresponsabilidade
A autorresponsabilidade também é importante para desenvolver a assertividade profissional. Quando aprendemos a enxergar a nossa responsabilidade diante das “desordens” cotidianas, conseguimos ser assertivos e passamos a tomar melhores decisões.
3- Dê feedbacks claros para ter assertividade profissional
Dar feedbacks faz parte do ambiente corporativo. E saber dar feedbacks faz parte da assertividade profissional.
Quando apontamos, de maneira cordial e gentil, alguma melhoria que a outra pessoa pode abarcar, tendemos a ser vistos como pessoas inspiradoras e objetivas, que sabem o que quer.
4- Desenvolva a sua comunicação interpessoal
Saber se comunicar também é importante. Assim, antes de dizer algo a alguém, pense em uma forma mais objetiva de pôr determinado pensamento em palavras. Saiba se expressar e busque as ferramentas necessárias para se comunicar com a sua equipe ou colegas de trabalho. Dessa forma você conseguirá instigar as pessoas a agirem de uma maneira mais alinhada às suas instruções.
5- Reconheça o suporte da sua equipe
Lembre-se de sempre praticar o reconhecimento da sua equipe, pois isso também é importante. Jamais fique com todo o crédito sobre algo que foi feito em conjunto. Mostre a sua assertividade profissional ao apontar as contribuições de cada colega de trabalho e torne-se uma pessoa mais inspiradora e influente.