As Mudanças No Perfil do Mercado
Mudanças nas estratégias do mercado
As mudanças do mercado fizeram com que as empresas alterem as estratégias, visto que as estabilidades perderam espaço para a inovação disruptiva.
O perfil do mercado estabilizado tinha diferentes abordagens, bem como outras estratégias.
Perfil antigo de mercado estável
Sendo o assim, o perfil do mercado estável tinha um perfil com foco na produção, dentre outros fatores. Tais como:
- Foco na linha de montagem;
- Controle interno como fator principal;
- Competição de poder entre os cargos hierárquicos;
- Táticas para definir o orçamento;
- Burocracia para alteração estratégica.
Mercado atual em constante mudança
O perfil do mercado atual, esse está em constante mudança e recebe demandas variadas. Por isso, tem maior flexibilidade e diferentes abordagens. Como:
- Inovação e criatividade;
- Comunicação interna ampla;
- Portas abertas entre as hierarquias;
- Colaboração mútua entre as equipes;
- Automatização dos setores;
- Revisão das etapas dos processos;
- Foco na experiência do cliente;
- Disseminação do conhecimento;
- Adaptação às mudanças;
- Valorização do capital humano.
Novos modelos de negócios por conta da alteração do mercado
O comportamento do cliente alterou a forma de negociar. Ao passo que o próprio mercado mudou com a chegada de novos modelos de negócios como as Startups, por exemplo.
Assim sendo, a resistência ao novo de lugar às novas formas de empreender e arriscar no mercado atual, guiado pela internet.
Inovação e novos entrantes no mercado
Por isso, a inovação virou fonte de lucratividade, de modo que não é mais importante investimentos em grandes infraestruturas. Assim sendo, as ideias estruturam o mundo dos negócios.
Certamente por conta dessas mudanças, a inconstância do mercado atual pode ser um fator positivo, haja vista as necessidades que surgem por conta das mudanças que ocorrem de forma cíclica.
Sendo assim, esses fatores não lineares criam um ambiente de ciclo positivo para novos entrantes no mercado. Portanto, a instabilidade pode ser um fator positivo para um mercado regido pela demanda online.